Da Redação
Total de 44.651 eleitores foram as urnas nos colégios eleitorais de Castro para eleger Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual, durante a manhã e tarde de domingo (2).
Com a inelegibilidade de Moacyr Elias Fadel Junior (PSD) que teve os seus votos congelados, dois outros castrenses disputaram vaga à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). A ex-presidente da Câmara Municipal, vereadora Fátima Castro (Pros) e o eletricista Leandro Rodrigues (Agir). Para Federal, o candidato Rodney de Melo Larocca, ou ‘Larocca o Cervejinha’, do Solidariedade, buscou uma cadeira em Brasília.
Estadual
Ex-vereadora Fátima Castro obteve 3.922 votos no total, e em Castro foi a segunda mais votada com 2.233 votos ou 5,58%. Com o resultado, ficou à frente de nomes fortes na região ou estado, como Mabel Canto, Marcelo Rangel, Hussein Bakri, Plauto Miró, Ricardo Zampieri e Requião Filho. No geral, Fátima apareceu como a 172ª mais votada.
Em realidade diferente e menos conhecido em Castro, Leandro Rodrigues obteve 161 votos no total, 131 no seu domicílio eleitoral, ou 0,33% dos votos. Em Castro, Rodrigues ficou na 16ª posição e a frente de nomes como Alexandre Curi, César Mello, Ney Leprevost, Romanelli e entre outros que se elegeram. No Paraná, alcançou a 786ª colocação.
Federal
Único candidato a deputado federal por Castro, Rodney de Melo Larocca, ou ‘Larocca o Cervejinha’ (Solidariedade), ficou em oitavo lugar no seu município. Com 1.197 votos na cidade, 1.673 no total, obteve a 337ª colocação geral. Em Castro superou nomes como Gleisi Hoffmann, Sargento Fahur, Felipe Francischini, Filipe Barros e Beto Richa, deputados eleitos e reeleitos.
Chamou a atenção o alto número de votos brancos e nulos para deputado federal, totalizando 5.945 votos, ou 13,31% no município.