Câmara de PG aceita denúncia contra Valtão

Câmara de PG aceita denúncia contra Valtão

Cleucimara Santiago

Ponta Grossa – Nesta segunda-feira (15), a Câmara Municipal de Ponta Grossa, após conturbado recesso parlamentar, abriu o ano legislativo com a primeira sessão ordinária da gestão 2021/2024. A primeira votação da sessão, aceitou por unanimidade a denúncia que pede a cassação do vereador Valter José de Souza, o ‘Valtão’ (PRTB), por quebra de decoro. O pedido foi acatado com 16 fotos, isso porque a sessão teve duas ausências, sendo a do próprio Valtão, que se encontra em prisão domiciliar e apresentou atestado médico de Covid-19, e do vereador Dr. Zeca Raad (PSL), que justificou a ausência. Lembrando que conforme regimento, o presidente da Casa, Daniel Milla (PSD), só vota em caso de empate.

Após aprovado o pedido, foi aberto uma Comissão Parlamentar Processante (CPP) para avaliar o caso e sorteado os membros, sendo, Felipe Passos, Izaías Salustiano e Filipe Chociai. Embora, a comissão tivesse até 48 horas para indicar presidente e relator, logo após o sorteio, eles se reuniram e definiram como presidente Filipe Chociai e Izaías Salustiano, como relator.

O pedido de cassação de mandato do vereador Valtão foi protocolado na Câmara Municipal pelo presidente do Diretório do PRTB, o ex-vereador Guiarone de Paula Júnior, no dia 29 de janeiro.

Valtão é alvo da operação Saturno do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaego), que investiga ilegalidades e tráfico de influência na contratação de empresa pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes do Município (AMTT) para a implantação e operação do ‘Estar Digital’ (estacionamento rotativo) e prática de manipulação e corrupção ativa e passiva de vereadores. Preso preventivamente no dia 15 de dezembro de 2020, ele tornou-se o primeiro vereador de Ponta Grossa a ser diplomado preso. No dia 06 de janeiro ele conseguiu o benefício de prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica. No dia 20 de janeiro, através de autorização judicial foi liberado por uma hora para poder tomar posse e assumir o mandato como vereador, para o qual foi eleito.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!