Ascamp realiza reunião em Carambeí

0 3

Emerson Teixeira

Carambeí – A cidade que habitualmente está acostumada ao vai e vem de pessoas ligadas ao agronegócio poderá acompanhar nesta sexta-feira (19), um movimento de carros vindos de aproximadamente 30 municípios da região, com vereadores que participarão da primeira reunião da Associação das Câmaras Municipais dos Campos Gerais (Ascamp), que acontece a partir das 14 horas, no plenário da Casa de Leis carambeiense.

A expectativa foi apontada pelo presidente da entidade, vereador do município de Jaguariaíva, Juninho Pemac, que descreve que além dos municípios que integram a associação foram convidados vereadores de outras cidades, ”por exemplo, Wenceslau Braz, São José da Boa Vista, também foram convidados”, cita.
Juninho conta que após a posse da nova diretoria, no dia 31 de março deste ano, que reativou a Ascamp, essa será a primeira reunião de trabalho da entidade e que após Carambeí, a reunião será mensal, sempre contemplando um município diferente dentre aqueles que integram a associação. Ele destaca que os vereadores estão em contato diário na formatação da pauta, com o pedido que os vereadores tragam suas demandas, “o intuito é trazer esse diálogo para a associação para promover a união e o fortalecimento do legislativo municipal regional”, frisa.

Juninho aponta que um dos temas que serão abordados na reunião é a possibilidade da criação de consórcios entre os municípios para desenvolver algumas áreas específicas. “Claro que depende do Executivo, mas nossa ideia é propor através da Ascamp e oficiar a AMCG [Associação dos Municípios dos Campos Gerais]. Como estamos na esfera municipal, executivos e legislativos, nossas regionais são a AMCG e a Ascamp, vamos propor nossas ideias para que a associação dos municípios possa verificar a viabilidade. Por exemplo, nós falamos sobre a questão da segurança pública, tem municípios que não têm condições de ter uma secretaria de segurança pública, tem ainda a questão do impacto na folha de pagamento para as contratações. Também vamos trabalhar em torno da saúde, Jaguariaíva, por exemplo, nós temos o nosso hospital municipal que atende os municípios aqui da região, por outro lado, alguns hospitais de municípios próximos funcionam como postos de saúde. Estamos com projetos para buscar a instalação de uma UTI, ajudaria não só os municípios, mas também as empresas e indústrias, através da formatação de um consórcio desafogaríamos as regionais e traríamos o atendimento mais próximo dos cidadãos”, conta.

Câmaras
Em relação ao Legislativo Municipal o presidente da Ascamp destaca que o foco será apresentar alguns serviços prestados para Câmaras Municipais que facilitam o processo diário. “Cada Casa tem seu orçamento e sua realidade, tem Câmara que não tem assessores para vereadores, vamos levar soluções que possam ajudar a melhoria do desempenho do legislativo através da associação. Vamos reforçar a questão de palestras e cursos trazendo mais conhecimento e atualização para vereadores e funcionários em geral”, relata.

Juninho destaca a importância de estar sempre atualizado em relação as novidades e mudanças. “Todo dia tem uma lei diferente lá em cima [Brasília], temos a nova Lei de Licitações, é um caso de que precisamos nos adequar a essa mudança, outra questão, a nota do produtor rural eletrônica, temos que nos adaptar para seguir as novas regras”, aponta.

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!