Da Assessoria
O deputado federal Aliel Machado (PV) se encontrou, no último fim de semana, com o candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O convite para a conversa partiu da coordenação nacional de campanha de Lula à presidência. Durante o encontro que aconteceu em São Paulo, o deputado reeleito pelo PV com quase 95 mil votos, falou sobre demandas dos Campos Gerais.
“Entregamos ao presidente Lula ademandas importantes para toda a região dos Campos Gerais. Uma delas é o pedido de conclusão da Transbrasiliana (BR-153) e da Estrada Boiadeira (BR-487). A Transbrasiliana já teve parte importante feita durante o governo dele na região, mas falta um trecho. Isso beneficiaria o agronegócio, dos pequenos aos grandes produtores, a economia e a população dos Campos Gerais”, reforça Aliel.
A Transbrasiliana liga o Rio Grande do Sul ao Pará – sendo a quarta maior rodovia do país. Deste trajeto, apenas o trecho entre os municípios de Tibagi e Imbituva ainda continua sem pavimentação. Já a Estrada Boiadeira (BR-487) liga o Paraná ao Mato Grosso do Sul, ainda possui entre os municípios de Ipiranga e Ivaí 25 quilômetros sem qualquer pavimentação. Isso atinge a população de cerca de 10 localidades que a utilizam diariamente e prejudica os produtores rurais que escoam a safra do segundo maior Estado produtor de grãos do Brasil.
“O presidente Lula sempre foi muito sensível às demandas da região. Tanto que no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), na década passada, havia várias obras e projetos executados nos Campos Gerais, inclusive a própria Transbrasiliana, que só não foi concluída por questões ambientais que agora poderão ser superadas. As obras irão beneficiar especialmente os municípios de Ivaí, Ipiranga, Imbituva e Tibagi”, destaca Aliel.
Saúde
Ainda durante a conversa com o presidente, Aliel fez questão de destacar as ações necessárias em defesa da Saúde. A pandemia acentuou graves problemas a serem enfrentados pelo próximo Governo. “Falei sobre a situação crítica da saúde em Ponta Grossa, a quarta maior cidade do Estado. Desde o fechamento do Hospital Municipal (Pronto Socorro), que agravou ainda mais o problema, assim como a necessidade da contratação de mais médicos. Lula ouviu as reivindicações e se comprometeu a auxiliar da melhor forma possível num futuro Governo”, revelou.
Durante seu mandato, Aliel foi o parlamentar que mais destinou emendas para Ponta Grossa. Foram mais de R$ 35 milhões em recursos para diversas áreas, especialmente a Saúde, com a inauguração do novo prédio do HU-UEPG, a destinação de respiradores, o cadastramento de leitos de UTI e recursos para o combate à Covid-19, além de veículos e equipamentos para os hospitais (Bom Jesus, Santa Casa e HU), Unidades de Saúde, entre outros.