Da Redação
A Câmara Municipal de Castro começou o mês de setembro com uma alteração em seu quadro de parlamentares. Aldori José Corso – o Aldori da Castrovet (nome na urna em 2020), suplente do vereador Neto Fadel, foi empossado como o 13º vereador da casa de leis em sessão realizada na quarta-feira (4). Médico veterinário, Aldori assumiu o cargo após Miguel Zahdi (Neto Fadel) ocupar o cargo de prefeito em exercício de Castro, substituindo Alvaro Telles, que está afastado por questões médicas. O recém-empossado prestou juramento na presença de seus colegas e exercerá suas funções até 15 de outubro. Aldori é atualmente conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRVM).
A sessão ordinária, que superou em tempo as últimas, seguiu com a leitura, discussão e votação de diversas proposições. Entre as decisões mais importantes, foram aprovados, em votação única, cinco projetos de lei, a grande maioria relacionado a abertura de crédito suplementar. Já entre os requerimentos, um deles, de autoria do presidente Joel Elias Fadel, incluiu a regulamentação e fiscalização da Lei Municipal nº 3726/2020, que trata da soltura de fogos de estampido e artifício. Também foi aprovado o requerimento de Augusto Beck, que trata da ampliação do CMEI Pequeno Reino, no Distrito de Socavão, e a fiscalização da altura dos fios de internet instalados na cidade, de autoria de Cezar do Povo.
Os vereadores desejaram muito aprendizado ao parlamentar recém-empossado, Aldori Corso.
Nessa sessão houve também, manifestações de Zeca do Abapan, que não costuma falar, aproveitou o momento para agradecer ao deputado estadual (por força de liminar) Moacyr Fadel e a Marcelo Bertolli, no que tange investimento de R$ 70 milhões para a construção de uma nova fábrica de calcário – a Geocal -, que se instalará no Distrito do Abapan. Zeca disse que estão previstos de 200 a 300 empregos, entre diretos e indiretos, com essa empresa.
Alguns parlamentares também parabenizaram o aniversariante do dia, Professor Jonathan, que agradeceu aos companheiros pela lembrança.
A Câmara também concedeu voto de congratulações a José Amilton Morgan de Oliveira pelo excelente trabalho como alfaiate no município.