Agropecuária cresceu expressivamente no ano de 2020

Agropecuária cresceu expressivamente no ano de 2020

Da Assessoria

Conforme noticiado pelo portal da Agência IBGE Notícias, mesmo com a pandemia o Brasil avançou, graças principalmente ao setor agropecuário. No ano de 2020, a produção de leite de vaca cresceu, chegando à marca recorde de 35,4 bilhões de litros, aumento de 1,5% em relação ao ano anterior. O valor de produção do leite atingiu R$ 56,2 bilhões. A criação de bovinos teve aumento de mesma porcentagem, isto é, 1,5%, para alguns pode parecer pouco, mas quando se fala em milhões é uma porcentagem expressiva.

O IBGE criou um ranking de efetivo de animais da pecuária e algumas cidades paranaenses aparecem na lista. Cascavel tem efetivo de 17 milhões de galináceos aparecendo em segundo lugar no ranking nacional e Cianorte aparece em 5º lugar nessa mesma lista, com 12 milhões de galináceos.

Já o município de Toledo, figura como o município com maior criação de suínos do Brasil, com mais de um milhão de animais; Marechal Cândido Rondon aparece em 4º lugar nessa lista com quase 500 mil suínos.

A deputada federal Aline Sleutjes, primeira mulher a presidir a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), familiarizada com a agricultura, filha, neta, sobrinha e irmã de produtores rurais, analisou os números apresentados pelo IBGE e ficou orgulhosa ao ver a cidade de Castro, sua cidade natal, na primeira posição entre cidades brasileiras em produção de leite, com mais de 350 milhões litros de leite no ano de 2020 e a vizinha Carambeí no Paraná, segunda colocada com cerca de 225 milhões litros, totalizando mais de meio bilhão de litros em apenas duas cidades dos Campos Gerais.

Caravana

A cidade de Castro receberá em breve a ‘Caranava do Leite’, formada por vários parlamentares, Embrapa, Abraleite, produtores e outras instituições, criada por iniciativa da presidente da CAPADR, deputada Aline Sleutjes. A Caravana já visitou fazendas produtoras de leite nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, com o objetivo de absorver o máximo de conhecimento e exemplos, verificando as diferentes formas de manejo, pasto, criação nos bezerreiros, redução de emissão carbono, leite orgânico.

Após o término da Caravana a parlamentar apresentará um PL sobre políticas públicas para o setor leiteiro, com a finalidade de construir boas práticas, incentivar os produtores, maximizar os esforços, reduzir o custo de produção, visando o crescimento e fortalecimentodo setor.
“É muito importante que possamos difundir as experiências e bons exemplos aos produtores, ajudando a melhorar a qualidade e a produção de leite em nosso país”, descreveu Aline Sleutjes.

O Agro brasileiro mostrou crescimento em meio a tantos setores que tiveram abalo por conta da pandemia. “O nosso Agro é muito importante para a economia e segurança alimentar do Brasil e do mundo. Nós alimentamos hoje 160 países, se parássemos, seria um caos generalizado. O Brasil é o celeiro do mundo, grandioso, forte e sustentável. Muito orgulhosa em estar presidindo neste ano a Comissão de Agricultura” afirmou Sleutjes.

Redação Página 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.