Startups finalistas do BRDE Labs apresentam seus projetos inovadores

Startups finalistas do BRDE Labs apresentam seus projetos inovadores

Agência Estadual de Notícias

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) realizou nesta segunda-feira (08) o evento final do BRDE Labs, programa desenvolvido em parceria com a Hotmilk – Ecossistema de Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). As dez startups finalistas apresentaram seus projetos no evento online, nocanal oficial do BRDE no YouTube.

O vice-governador Darci Piana participou do evento, junto com o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley, o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, o diretor da Hotmilk, Fernando B. Luciano, e o sócio da DemoInvest e Gestor do Fundo Anjo, Franco Pontillo.

O BRDE Labs foi criado com o objetivo de ajudar no desenvolvimento do Paraná. Com o programa, as startups puderam ter contato com cooperativas agroindustriais a fim de criar soluções para melhorar seus processos de produção, automação, financeiro, gestão e infraestrutura.

O vice-governador destacou a importância da iniciativa do BRDE em conjunto com a Hotmilk. “A atualização dos conceitos produtivos do Paraná pode refletir para os demais estados”, disse.

Já o secretário Ortigara ressaltou a importância do programa para o Paraná, que tem se consolidado como uma das maiores economias do Brasil, tendo raízes na agroindústria – o setor representa aproximadamente 34% da sua economia. “Estamos buscando novas formas de inovar. É o caminho do sucesso”, disse.

Para o diretor do BRDE, Wilson Bley, a parceria com a Hotmilk e a PUC, e o estreitamento de laços com as cooperativas, foram parte do sucesso desse projeto. “Esperamos que essas startups encontrem, em breve, financiadores para desenvolverem mais ainda seus projetos”, disse.

Confira os projetos das startups

AGAPYS

Comece a transformar os seus processos e tarefas simulando a atuação do ser humano ao executar atividades em um computador (em tempo real). O RPA (Robotic Process Automation) é a inovação tecnológica perfeita para automatizar e otimizar processos e tarefas que antes só poderiam ser executadas com a intervenção humana, economizando tempo e recursos. Esse é o mote da Agapys.

AWARE

O TAS é o TMS para empresas embarcadoras (Transportation Management System) da Aware. A diferença para todos os outros é que ele foi pensado em automatizar seus processos, reduzindo custos e falhas humanas. Além disso, diferente de outros TMS do mercado que foram pensados para transportadoras, o TAS possui ferramentas próprias para que embarcadores possam gerenciar o seu relacionamento e acompanhar suas remessas com diversas transportadoras diferentes.

BART DIGITAL

Criada com o objetivo de facilitar os processos de financiamento agrícola, a Bart Digital possibilita a digitalização dos recebíveis agrícolas. Os credores do agronegócio passam a formalizar as garantias de maneira 100% digital, contando com emissão, coleta de assinaturas digitais e registros eletrônicos em cartórios e centrais registradoras.

COWMED

A Cowmed monitora o comportamento de bovinos de leite através de um colar e antenas. São monitorados o tempo de ruminação do animal durante o dia todo, o tempo de atividades e o tempo de ócio. Com esses parâmetros é feito cruzamento de dados para dar alertas no celular ao produtor se o animal está no cio e qual melhor horário para inseminação, aumentando, assim, as taxas reprodutivas. Também há alertas de saúde, se o animal mudou o comportamento nos últimos dias, prevenindo doenças e baixando as taxas de descarte da fazenda. É possível utilizar, ainda, o alerta de nutrição, que permite informações se o lote monitorado está tendo uma nutrição desejada, se houve alguma mudança no consumo impactante positiva ou negativa, de forma melhorar a produção leiteira.

CYCLOAR

O Cycloar é um sistema de exaustão e iluminação natural para Silos e Armazéns Graneleiros que utilizará iOT. É possível resolver o problema de perda de grãos (apodrecimento) depositados por conta da condensação. Atualmente o sistema Cycloar já reduz as perdas dos grãos armazenados por conta do sistema de exaustão e iluminação e, com a integração de soluções iOT, é possível fazer a gestão das unidades armazenadoras, monitorando e automatizando a estocagem em silos e armazéns graneleiros.

DIGIFARMZ SMART AGRICULTURE

A DigiFarmz é uma plataforma digital que combina dados de pesquisas, informações climatológicas, genética de cultivares, datas de semeadura, local e outros parâmetros para apresentar recomendações inteligentes que auxiliam produtores, agrônomos e consultores no manejo fitossanitário, tanto no controle de doenças, pragas e plantas daninhas quanto na nutrição das plantas.

GIRO.TECH

O sistema apoia grandes empresas e cooperativas na criação de suas próprias operações de financiamento, gerando novas receitas para a companhia e maior inteligência financeira para sua operação. A startup possui as licenças do Banco Central e da CVM para criar e gerir o fundo de investimento da empresa e fornece as plataformas e tecnologia necessárias para a criação das operações digitais de financiamento a seus clientes e fornecedores. Com a Giro.Tech a empresa pode ter sua própria plataforma de financiamento sem os altos custos e burocracia da abertura de uma instituição financeira regulada.

NOVAGUATÁ

Produz kits de biologia molecular voltados para contaminantes microbiológicos, como Salmonella sp. A produção de frango e outras vertentes industriais necessitam de respostas rápidas quanto a contaminantes. A startup desenvolveu um kit que analisa em 7 horas o que o método clássico leva de 3 a 15 dias. O objetivo é revolucionar a análise microbiológica, trocando métodos convencionais por métodos moleculares.

RADEK SYSTEMS

A Radek ajuda empresas concessionárias de energia a reduzir perdas comerciais e não técnicas (roubo) de energia utilizando inteligência de dados (IA) e internet das coisas (IoT). A empresa pretende utilizar a experiência no setor de Utilities (concessionárias de energia) para ajudar a formatar a plataforma SeGRID para atender as empresas do setor de agronegócio – sobretudo na gestão energética, logística e processos produtivos.

SCOREPLAN

O Sistema para Planejamento Estratégico e Orçamentário automatiza processos, potencializa os controles e entregas, reduz erros e retrabalho, agiliza os processos de tomada de decisão e integra toda a gestão estratégica da empresa; objetivos, indicadores, ações, projetos, Budget e etc. O Scoreplan é uma plataforma Cloud que unifica todos os processos de gestão estratégica da empresa em um único local.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!