Sebrae/PR terá novo gerente na Regional Centro

Sebrae/PR terá novo gerente na Regional Centro

Joel Franzim Junior e Michael Douglas Camilo, que vai assumir a gerência da Regional Centro do Sebrae/PR, no dia 1º de julho

*Unidade que atende a região de Ponta Grossa, Guarapuava, Irati e Telêmaco Borba terá à frente Michael Douglas Camilo

Da Assessoria*

Lideranças empresariais e políticas, diretoria executiva, colaboradores e parceiros do Sebrae/PR participaram, nesta sexta-feira (21), do evento com homenagens de despedida do gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, Joel Franzim Junior, e a posse do novo gerente, Michael Douglas Camilo, que assume a função a partir do dia 1º de julho de 2024. A solenidade foi realizada no Clube Ponta-Lagoa, sede campestre, em Ponta Grossa.

“Durante seus 37 anos na instituição, o Joel sempre teve uma trajetória profissional dentro do Sebrae marcada por resultados, com projetos que ajudaram a potencializar as micro e pequenas empresas do Paraná. Deixa um legado marcado pela formação de uma regional que está fortalecida, com uma equipe capacitada, com parcerias sólidas, escritórios montados, como também Pontos de Atendimento e Salas do Empreendedor, o que são de extrema importância para uma região onde 90% das empresas são de micro e pequeno porte”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

A trajetória de Joel Franzim Junior foi enaltecida pela prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt.

“O Joel foi um instrumento de desenvolvimento de Ponta Grossa e de mais 40 municípios, incluindo a região dos Campos Gerais e Centro do Estado. Durante sua jornada no Sebrae, recebemos importantes premiações, sendo duas delas no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e outra no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Foi, com certeza, a peça-chave para os pequenos negócios de toda a região”, comenta.

A opinião foi compartilhada pela presidente da Acipg, Giorgia Bin Bochenek, instituição parceira do Sebrae/PR em diferentes projetos.

“A força dos pequenos negócios de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais vem do trabalho realizado pelo Sebrae. A Acipg tem uma história de parceria de longa data. Foi um trabalho bem realizado pelo Joel e equipe e que deixará marcas valiosas para as empresas aqui instaladas”, pontua.

Franzim Junior se aposenta após 37 anos de Sebrae/PR, sendo 11 deles (2013 a 2024) na gerência da Regional Centro em Ponta Grossa. Iniciou sua carreira no Sebrae/PR, em Londrina, em novembro de 1987, quando foi efetivado como consultor assistente. De 1993 a 1996 foi gerente do escritório do Sebrae/PR em Londrina. Em 1997 foi transferido para Curitiba, onde assumiu a gerência até 2000. De 2000 a 2003 atuou como coordenador estadual do Programa Sebrae de Desenvolvimento Local (PSDL) e, de 2003 a 2013, como consultor, em Londrina, com foco na organização do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação (TI).
Como principais contribuições nas quase quatro décadas de atividades, Franzim Junior destaca os períodos em que atuou como gerente em Londrina, Curitiba e Ponta Grossa. Ele acredita que, desta forma, pôde contribuir de forma mais efetiva ao liderar equipes, o que alavancou seu desenvolvimento pessoal e crescimento profissional. Outro trabalho importante, segundo ele, foi o trabalho desenvolvido no PSDL, no qual foi coordenador estadual, levando o conceito de desenvolvimento local para 299 municípios do Paraná. Além disso, ele cita a estruturação do primeiro APL de TI do Brasil, na cidade de Londrina e região, permitindo que o município fosse referência nas temáticas de inovação e tecnologia.
“Procurei deixar um legado para o Sebrae/PR que me acolheu há quase quatro décadas. A gerência da Regional Ponta Grossa certamente foi um desafio, pela diversidade cultural existente na região. Ponta Grossa, especificamente, tem uma economia muito forte e diversificada, com médias e grandes empresas autossuficientes. Tivemos que inserir os pequenos negócios dentro de toda essa movimentação da economia. Além disso, a formação de uma equipe para atuar com esse foco foi outro desafio. Iniciamos há 11 anos com 12 colaboradores e hoje são quase 40. Foi preciso adequar projetos e esculpir talentos para que tivéssemos resultados”, pontua.

Transição

O gerente anterior, Joel Franzim Junior, se aposenta após 37 anos de atividades prestadas ao Sebrae/PR.
Formado em Administração de Empresas, em 2014, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (2018) e pós-graduação em Gerenciamento de Projetos (2016), pela mesma universidade, Michael Douglas está na iminência de concluir o curso de Psicologia, pela UniCuritiba.
De 2016 a 2019 atuou como Agente Local de Inovação (ALI), pela Regional Noroeste do Sebrae/PR, na cidade de Umuarama, com atendimento a empresas com foco no desenvolvimento da cultura da inovação. Em julho de 2019, tornou-se consultor efetivo na área de empreendedorismo, na cidade de Campo Mourão e, em 2021, assumiu a interface setorial de indústria. Um ano depois foi transferido para Curitiba para o cargo de coordenador de Inovação do Sebrae/PR, com o papel de elaborar estratégias de maturidade para o ecossistema de inovação no Estado e para o desenvolvimento de ambientes de negócios e de políticas públicas com foco em inovação, além de capacitações de gestores da área.
“Minha expectativa é potencializar as ações da Regional Centro do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, que tem abrangência de atendimento em 41 municípios das regiões dos Campos Gerais e Centro do Estado, com escritórios em Ponta Grossa, Irati, Telêmaco Borba e Guarapuava. Vamos estreitar ainda mais as parcerias público-privadas para desenvolver o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas”, afirma Camilo. Segundo ele, o envolvimento de toda a equipe da Regional Centro será primordial para que os resultados traçados sejam alcançados.
Também participaram da solenidade o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto; o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), Elias Mansura; a secretária Municipal de Administração de Ponta Grossa, Cliciane Garczarek Pereira; o procurador de Ponta Grossa, Gustavo da Matta; a gerente do Sesc Estação Saudade, Mônica Diniz de Souza; o ex-Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim; o secretário Municipal de Inovação de Guarapuava, Sávio Denardi; a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba (Acitel), Tatianne Priscilla Mendes Lima; e a presidente da Agência de Inovação de Ponta Grossa, Tônia Mansani.

Diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto; diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, Joel Franzim Junior e o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete. Fotos: Rogerio Junior

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!