Governo mobiliza municípios para fortalecer a assistência social

Governo mobiliza municípios para fortalecer a assistência social

AEN

A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) encerrou neste mês de abril a primeira etapa do Ciclo de Fortalecimento da Interiorização do Sistema Único de Assistência Social no Paraná (SUAS). O objetivo segue a determinação do Governo do Estado em aproximar a gestão estadual das administrações municipais e fortalecer a comunicação para melhorar a execução da política pública de assistência social.

O secretário da pasta, Ney Leprevost, explica que devido à mudança de gestão municipal muitos prefeitos e secretários apresentaram dúvidas técnicas sobre o funcionamento de repasses aos municípios e que os encontros online foram o meio encontrado nesta época de pandemia para não deixar os gestores sem orientação.

“Nosso objetivo é orientar os técnicos para que o recurso seja destinado para ações que atendam as famílias na superação da vulnerabilidade social, situação de risco ou violação de direitos”, afirmou Ney.

Os encontros foram conduzidos pela chefe do Departamento de Assistência Social da Sejuf, Larissa Marsolik, que explicou sobre o funcionamento de repasses promovidos aos municípios e os esforços empreendidos em prol da otimização da operação de cofinanciamento.

“Por meio da modalidade fundo a fundo, o Estado autoriza o repasse de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) direto para os fundos municipais de assistência social, tornando os serviços acessíveis à população”, disse.

Larissa destacou, ainda, a importância da atuação dos escritórios regionais que, em conjunto com os municípios, constroem e desenvolvem ações específicas em cada região.

Dentre os gestores participantes, a secretária municipal de Ação Social de Campo Magro e presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social, Márcia Regina Ferreira da Silva, falou sobre a importância de fortalecer ações do SUAS com os municípios. “Foi um momento de aproximação, diálogo, vivência e troca de experiências entre os gestores da política de assistência social na efetivação e o andamento do sistema em cada cidade”, destacou.

Desde março, foram promovidos 21 encontros virtuais, organizados conjuntamente pelo Departamento de Assistência Social e os 22 Escritórios Regionais da Sejuf. Participaram ao todo representantes de 356 municípios, totalizando aproximadamente 800 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais, gestores e técnicos. Também participaram dos encontros o diretor de Desenvolvimento Social da Sejuf, Jackson Pitombo Cavalcante Filho, o coordenador dos Escritórios Regionais da Sejuf, Amilton Antônio de Oliveira, o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Adrianis Junior, e demais representantes do conselho.

Redação Página 1

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