Governo do Paraná verifica conformidade com legislação em hospitais

Governo do Paraná verifica conformidade com legislação em hospitais

Agência Estadual de Notícias

Hospitais do Paraná passam por verificação de conformidade com regras, determinações e disponibilização de leitos, principalmente com relação ao tratamento das vítimas da covid-19. As inspeções são feitas por agentes da Controladoria-Geral do Estado, que nesta sexta-feira (08) foram ao Hospital Regional de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, inaugurado há seis meses.

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, afirmou que acompanha as equipes, geralmente formada por coordenadores das áreas de Auditoria e de Ouvidoria. “O Hospital Regional de Telêmaco Borba começou a funcionar em junho do ano passado e atende exclusivamente pacientes com diagnóstico de covid-19. Esses foram alguns dos critérios usados para definir a prioridade das visitas”, explicou Siqueira.

O hospital tem 20 leitos de UTI e 30 de enfermaria e atende também municípios da região. A diretora de Gestão e Inovação, da CGE, Sharlene Sena, verificou a ocupação dos leitos, seguindo o protocolo de segurança, para evitar o contágio pelo novo coronavírus. “Algumas verificações transcendem os documentos e é necessária verificação presencial. No Hospital de Telêmaco Borba todos os leitos estão ativos”, destacou ela.

Outros fatores que direcionam as visitas são denúncias e informações que chegam à Ouvidoria-Geral do Estado ou necessidade de verificar a conformidade da documentação da instituição de saúde. “A preocupação aumenta por causa da pandemia, em que a urgência do momento pode prejudicar a atenção e a fiscalização. Por isso, somos parceiros dos hospitais para garantir que o atendimento dentro das normas legais, com ética e integridade”, destacou o controlador-geral.

MELHORIAS – Esse trabalho começou no ano passado, com a visita ao Hospital do Rocio, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, para verificar o cruzamento de dados da evolução de quadro clínico, ocupação de leitos e outros documentos. No Hospital da Lapa, foi solicitado o afastamento de funcionários terceirizados, contra os quais havia denúncia de assédio, entre outras medidas para melhorar a capacitação do corpo de empregados.

“Fomos prontamente atendidos em nossas orientações. A intenção da CGE é garantir condições de atendimento, tanto por parte do paciente quanto por parte dos profissionais da saúde”, afirmou Raul Siqueira.

Depois das constatações da Controladoria-Geral do Estado, a Secretaria da Saúde começou processo administrativo e estrutural no Hospital São Sebastião da Lapa, que permitiu a liberação de cerca de 40 leitos clínicos para pacientes com covid-19.

DENÚNCIAS – O trabalho da Controladoria-Geral do Estado junto aos hospitais continua durante o ano. Em todas as visitas, é divulgada a Ouvidoria-Geral do Estado, por meio de panfletos e cartazes.

“Queremos estimular o contato do cidadão que usa os serviços disponibilizados pelo poder público com a administração estadual. É por meio dessa proximidade que poderemos saber se o governo está atendendo aos anseios da sociedade e se os recursos estão sendo usados adequadamente”, explicou o coordenador de Ouvidoria-Geral, Yohhan de Souza.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!