Educação entrega material complementar de alfabetização

Educação entrega material complementar de alfabetização

AEN

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte entrega neste mês 187 mil cadernos de apoio didático, com conteúdo voltado à alfabetização, para escolas municipais e estaduais de 365 municípios paranaenses.

O material impresso dos alunos é destinado a 178 mil estudantes da 1ª e da 2ª séries do Ensino Fundamental. Já os cadernos de orientação dos professores chegarão a docentes de 9,4 mil turmas. A ação é parte do programa Educa Juntos, que visa garantir suporte técnico e pedagógico aos municípios, desde a Educação Infantil.

No material complementar (que também está disponível online), os educadores encontram atividades de base para contribuir com o processo de alfabetização, conteúdo para cada fase e orientações sobre os objetivos de aprendizagem, conforme o previsto no Referencial Curricular do Paraná. A coletânea de atividades dos alunos, por sua vez, tem exercícios para serem desenvolvidos durante as aulas. O conteúdo foi elaborado pela secretaria estadual em parceria com secretarias municipais de educação de diferentes municípios.

“Gostamos muito do material por trazer o letramento junto com a alfabetização. As duas coisas são indissociáveis”, afirma Vera Lúcia Vicente, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Bocaiúva do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. “A gente precisa, de fato, de material que dê subsídio ao professor e que garanta o direito de aprendizagem do educando”.

O projeto contou com a adesão voluntária das secretarias de cada município, que se propuseram a participar do programa. Além dos 365 que recebem o material este mês, outros 32 aderiram à proposta e receberão os materiais no segundo semestre. Assim, 397 dos 399 municípios farão parte do programa neste ano letivo.

“É um projeto muito amplo, que vai enriquecer o processo de ensino e de aprendizado”, diz Josiane Maganha, secretária municipal de Educação de Sertaneja, a 27 quilômetros de Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro. No município, cerca de 600 estudantes e mais de 50 professores, coordenadores e diretores participarão do programa. “Vimos no Educa Juntos uma forma de estreitar a nossa parceria, que já era muito boa, com o Estado”, afirma.

Além da entrega dos cadernos, os professores que utilizarão os materiais também vão participar de um processo de formação. O curso, que acontece na plataforma Moodle, é autoinstrucional e será feito por 7 mil professores da 2ª série e por 6 mil professores da 1ª, em todo o Estado.

AÇÕES CONJUNTAS

Implementado oficialmente em outubro de 2020 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o programa Educa Juntos busca promover ações colaborativas entre Estado e municípios para garantir o ensino de qualidade na rede pública.

“Essa troca de experiências de aprendizagem e práticas inovadoras é inédita e vai permitir uma uniformidade do ensino e uma melhor evolução dos nossos estudantes”, destaca o secretário estadual da Educação de do Esporte, Renato Feder, que celebra o trabalho conjunto das secretarias.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!