Dia D de Multivacinação: mais de 100 mil doses foram aplicadas no Paraná no sábado

O principal objetivo da ação foi atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com até 15 anos

Da Assessoria

Paraná – O Dia D de Multivacinação no Paraná, no sábado (22), alcançou o dobro da expectativa de imunização. Foram registradas 110.473 doses aplicadas em 390 municípios do Estado, quando a previsão era aplicar 50 mil doses. Os números ainda são parciais e devem ser consolidados nos próximos dias.

Entre as doses aplicadas, as chamadas de rotina – que incluem todas com exceção de Covid-19 e Influenza – somaram 53.204. Para influenza foram 49.002 e para Covid-19, 8.267 doses.

O principal objetivo da ação foi atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com até 15 anos. A atualização alcançou 109.946 pessoas. Trata-se de uma estratégica para reduzir o risco de reintrodução dos vírus e a circulação de doenças como influenza, sarampo, poliomielite, hepatite e dengue.

O Brasil hoje vive uma situação delicada em relação ao sarampo, com casos voltando a ocorrer na população. O Paraná não possui nenhum caso registrado desde 2020 – e nenhum autóctone desde 1987 –, mas a vacinação segue necessária e importante para evitar a reintrodução da doença.

O Dia D faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, que começou em 3 de agosto e termina em 1º de setembro.

A iniciativa teve a participação de 21 das 22 Regionais de Saúde (RS) do Paraná, com apoio das secretarias municipais de saúde, por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR). A exceção foi a  4ª RS que, em razão da tragédia ocorrida com o ônibus da cidade de Imbituva, na semana passada, com 23 vítimas fatais, programou o Dia D para o próximo sábado, 29 de agosto.

Os imunizantes continuam disponíveis nas Unidades de Saúde. Veja os grupos das principais vacinas:

Influenza – Toda a população acima de 6 meses

Covid-19 –  Grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência, puérperas, imunodeprimidos, trabalhadores de saúde, ribeirinhos, quilombolas, indígenas vivendo fora ou em terras indígenas, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades.

Sarampo – toda a população de 12 meses a 59 anos.

HPV – Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos de ambos os sexos. Adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados também podem pedir o imunizante.

Participe do grupo no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.