Copel lança guia de projetos de segurança para minigeradores

Copel lança guia de projetos de segurança para minigeradores

AEN

A Copel já disponibiliza em seu website (www.copel.com) um guia para auxiliar minigeradores na apresentação dos projetos de proteção de seus sistemas. Trata-se do Manual de Apresentação de Projetos de Proteção para Acessantes de Geração, desenvolvido com o objetivo de padronizar o conteúdo e a forma de entrega dos projetos à Copel e, assim, facilitar a aprovação. O guia será tema de um webinar gratuito promovido pela equipe do projeto para apresentar o material e tirar dúvidas dos usuários.

O projeto de proteção do sistema é um dos itens que devem ser disponibilizados à concessionária quando o cliente instala um sistema de geração distribuída, a depender da sua capacidade instalada. Vale para geradores de energia fotovoltaica acima de 300kW e de minigeradoras hidrelétricas (PCHs e CGHs) ou termoelétricas (UTEs) com potência acima de 75 kW. “Estas são instalações em que a proteção do sistema necessita de relés adicionais e estudos específicos, o que demanda informações bastante técnicas”, explica o gerente da Divisão de Proteção e Estudos Elétricos da Distribuição da Copel Distribução, Lincoln Venancio.

Abaixo dessas potências, o sistema de proteção é mais simples, o que facilita o processo de apresentação. “Já no caso dos sistemas maiores, por demandar esses estudos mais detalhados, um projeto específico para o sistema de proteção é exigido. E como precisa de informações mais técnicas e padronizadas, notamos um grande número de reprovações, com várias idas e voltas para ajustes. Isso demanda muito dos nossos analistas e dificulta também a vida do cliente, que demora mais até chegar a um projeto apto para instalação”, diz Rafael Ribeiro, supervisor do setor de Proteção de Média Tensão da Copel Distribuição. Espera-se que, com o manual, a quantidade de reapresentações seja reduzida, tornando o processo mais ágil.

O manual pode ser utilizado por acessantes de geração distribuída nas modalidades de compensação e produção independente. Lembrando que o projeto de proteção é essencial para uma instalação segura contra acidentes com energia, garantindo a integridade das pessoas e também dos equipamentos.

WEBINAR – Para explicar o uso do manual e tirar dúvidas, os técnicos do Setor de Proteção e Estudos de Média Tensão promoverão um webinar gratuito nesta quinta-feira (25), às 14h. O acesso é por este link: https://cutt.ly/ylhS2WR

Os especialistas sugerem que os interessados leiam antes o documento para trazerem suas perguntas. O guia pode ser acessado aqui:

https://www.copel.com/hpcweb/fornecedores-e-parceiros/geracao-distribuida/

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!