Com apoio do Governo, Rally Transparaná tem largada em Foz do Iguaçu e percorre 60 cidades do Estado

Com apoio do Governo, Rally Transparaná  tem largada em Foz do Iguaçu e percorre 60 cidades do Estado

AEN

O setor de turismo de Foz do Iguaçu e de 60 cidades do Estado será movimentado pelo 28º Rally Transparaná, uma das maiores competições off-road da América Latina. A largada será terça-feira (01/03) no Movie Cars Entretenimento, em Foz.

O Rally Transparaná é organizado pelo Jeep Clube de Curitiba, com apoio do Governo do Estado, e faz parte das ações dos Jogos de Aventura e Natureza do Paraná. Serão 136 jeeps percorrendo 1.330 quilômetros de Foz do Iguaçu até Curitiba. Somadas as motocicletas, que participam pela primeira vez e têm circuito de 1.421 quilômetros, serão abrangidas 60 cidades do Estado.

O trajeto de veículos terá como início e fim de trecho as cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Imbituva, com chegada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, no sábado, 5 de março. As categorias dos jeeps são o Rally 4×4, Passeio Adventure e Trilha 4×4.

O superintendente do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, destacou a importância da competição para a economia do Estado. “O Transparaná é o rally mais antigo do País. É uma força muito grande no esporte e no turismo, além de ser um evento que prestigia os municípios e valoriza as belezas naturais”, disse Wirbiski. “Este ano ganhamos corpo com a inclusão de motos e bicicletas. É um sucesso, estamos mais uma vez fomentando o turismo por meio do esporte”.

O diretor-geral da competição e representante do Jeep Clube de Curitiba, Vinícius Gunha (Gallo), disse que a expectativa é muito positiva. “Serão seis dias de evento, com cinco dias de prova, o que torna o Transparaná o maior rally de regularidades das Américas”, disse ele. “Este ano também teremos a categoria motos, tornando o evento ainda mais importante. O principal é a junção do esporte, turismo e distribuição de renda no nosso Estado”.

Motos

As motos estão divididas nas categorias Moto Competição Big Trail e Moto Passeio. O percurso também inicia em Foz do Iguaçu, tendo como pontos de destino as cidades de Guaíra, Maringá, Guarapuava, Telêmaco Borba e Curitiba, num percurso total de 1.421 quilômetros. Até o momento, 80 motociclistas estão confirmados. Segundo Eduardo Saçaki, coordenador de esportes de motor da Superintendência do Esporte, a inclusão das motos na competição vai despertar novos talentos e abrirá fronteiras. “Além disso, trará benefícios para os municípios que fazem parte do trajeto”, disse ele.

“A Federação Paranaense de Motociclismo permitiu a inscrição por trechos, facilitando a participação de mais motociclistas, já que para percorrer todo o trecho do rally, a pessoa deve estar muito bem preparada fisicamente”.  

Bicicletas

Na manhã de sábado (5) em Curitiba, no Palácio Iguaçu, 200 ciclistas participarão de uma prova de circuito. Para participar basta fazer a inscrição. Na parte da tarde, acontece o passeio ciclístico Tour Pedala Curitiba. A saída é na Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho, a partir das 14 horas, com o destino final no Palácio Iguaçu.

Ação Social

A abertura do evento acontece na segunda-feira (28), com o encontro de todos os competidores, quando serão entregues os mapas, o regulamento e as características de cada etapa. Todos os veículos inscritos passarão por uma vistoria e receberão seus kits de adesivagem e identificação. No ato de confirmação da inscrição, cada equipe fará a doação de uma cesta básica, que será entregue a uma instituição social de Foz do Iguaçu, e também para os municípios do trajeto da competição.

Redação Página 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.