Com recursos do Estado, UEPG adquire terreno para expansão em Ponta Grossa

Com recursos do Estado, UEPG adquire terreno para expansão em Ponta Grossa

AEN

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) celebrou nesta terça-feira (5) uma conquista aguardada há mais de 30 anos. A instituição adquiriu o espaço do estacionamento que fica ao lado do Campus Central, em Ponta Grossa. A área, de 2.272,65 metros quadrados, pertencia à Copel e é utilizada pela UEPG desde 1993. Com investimento de R$ 4,5 milhões, a compra do espaço foi viabilizada com recursos do Governo do Estado, liberados via Secretaria de Estado da Fazenda, com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

“É uma importante conquista para a UEPG este terreno que há muito tempo vem servindo à instituição sem de fato pertencer à Universidade”, destacou o secretário da Seti, Aldo Nelson Bona. “A aquisição do local dá segurança para a comunidade acadêmica, estamos felizes com esta conquista”.

Para Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, a compra da área é uma grande conquista de toda a comunidade. “No futuro, a Universidade terá expansão dos blocos didáticos dos cursos. Uma área deste espaço será destinada ao estacionamento e outra para salas de aula, com todos os equipamentos didáticos necessários para o funcionamento dos cursos”, ressaltou. “É um momento em que a Universidade mantém e preserva, numa região estratégica, um espaço aberto destinado a professores e agentes universitários”.

O processo de transferência do terreno iniciou há mais de três décadas. Em 1991, a UEPG solicitou a cessão do uso do local à Copel para instalação da Divisão de Recursos Humanos, da Seção de Transportes e do estacionamento da UEPG.

Os servidores da instituição podem estacionar no local desde 1993. A área foi revitalizada com a obra entregue em 2021. Os serviços contemplaram a redistribuição das vagas do estacionamento, troca do pavimento e das calçadas, novo sistema de drenagem e iluminação, plantio de árvores, acessibilidade e uma nova pintura para o espaço. O estacionamento agora dispõe de 79 vagas para veículo – 3 para idosos e 2 para pessoas com deficiência, 5 vagas para motocicleta e um espaço com 6 paraciclos.

Em 2023 a área foi declarada, por decreto, de “utilidade pública, para fins de desapropriação para uso da UEPG”, seguida da assinatura da Escritura Pública de Desapropriação Amigável, entre UEPG e Copel, em setembro de 2023, com emissão do registro do imóvel da universidade.

“A nossa parceria com a UEPG sempre foi marcada pela proximidade e cooperação entre as partes”, salienta o gerente de Divisão da Copel, Rafael Paixão Pereira. “Sabemos da importância do terreno para o Campus Central, testemunhamos as tentativas e foi necessário todo esforço e dedicação das equipes para alcançarmos este objetivo em comum”.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!