Da Redação
O que se esperava na semana que antecedeu o Dia dos Pais, quarto principal calendário para os lojistas, foi superado.
Depois de dois anos de pandemia da Covid-19, e com a retomada da normalidade, toda data para o comércio vinha gerando uma certa apreensão, foi assim com o Dia das Mães, Dia dos Namorados e agora para o Dia dos Pais. Independentemente dessa expectativa, a Associação Comercial e Empresarial de Castro (Acecastro), através de seu presidente Gilson Proença (Kiko), calculava aumento de 20% nas vendas, principalmente na última semana. E, o setor não se resumia a roupas, calçados e acessórios, o de serviços e principalmente o de alimentação, onde famílias buscavam restaurantes da cidade para comemorar a data, também cresceram. Como exemplo, uma rede de calçados e roupas, que superou em 30% suas vendas, segundo Augusto Beck.
Na semana passada, a reportagem do portal P1 News conversou com o presidente da Acecastro que já antecipava esse crescimento nas vendas do comércio e falava de promoções. “Junto com a Cacicpar, participamos de uma campanha onde cada comércio daria um vale-compras de R$ 150. O cliente preencheria esse cupom pela internet e o próprio estabelecimento faria o sorteio e a divulgação, também pela internet. Apesar da iniciativa, entendemos que foi uma campanha fria, que não movimentou o comércio que prefere o cupom físico”, disse Kiko, antecipando que as próximas promoções retornarão ao sistema antigo, de corpo a corpo, com cédulas.
Aproveitando o momento, Kiko destacou que apesar de Castro estar muito próximo de um grande centro comercial [Ponta Grossa], a cidade não perde em nada em produtos, preços e serviços. “Não temos um shopping, mas todas as grandes redes possuem lojas aqui”. Disse, também, que comprar em Castro traz outras vantagens, como a possibilidade de negociar o produto com um valor melhor, ou até mesmo na hora da troca ou conserto , comprar próximo e com alguém conhecido é mais fácil.
Planejamento
Desde que assumiu a Acecastro, Kiko vem promovendo treinamentos para o comércio e pretende, com sua diretoria, elevar de 230 para 300 o número de associados, meta que pretende alcançar em dois anos, período que estará à frente da entidade.
Quanto ao calendário de eventos, destacou que dia 23 desse mês realiza a ‘Feira da Empregabilidade’; 27 de setembro, palestra ‘Educação Financeira’; dia 8 de outubro, ‘Baile do Hawai’ com o lançamento da terceira edição da Revista Acecastro em Movimento. Quanto ao Natal, pretende dar o ‘start’ para o Sonhos de Natal, que esse ano sorteará um cruzeiro de sete dias saindo de Itajaí até Buenos Aires, com acompanhante, além de outros prêmios, televisores de 50 polegadas.