SUDIS participa de reuniões em Castro para tratar de áreas em processo de reintegração de posse

SUDIS participa de reuniões em Castro para tratar de áreas em processo de reintegração de posse

Da Assessoria

Nesta semana, o Superintendente Geral de Diálogo e Interação Social, Roland Rutyna, acompanhado pelo assessor Elio Andrade, estiveram em Castro, para uma série de compromissos. Durante a manhã, realizaram reunião com a direção do Centro Estadual de Educação Profissional Olegário Macedo, representada pelos diretores Sueli Marcondes e Hélio Rendz. O objetivo desse encontro foi compreender a relação da instituição com uma área ocupada no município que está passando por processo de reintegração de posse e pertence a instituição de ensino.

Na segunda parte da manhã, a visita ocorreu na comunidade Padre Roque, na fazenda Jeca Martins, pertencente ao IAT – Paraná. Essa comunidade, composta por 40 famílias, ocupou uma área pública que estava sendo explorada de maneira irregular por um fazendeiro até 2018.

Notavelmente, a comunidade tem o compromisso de colaborar com a meta do Governo do Estado em tornar 100% da alimentação escolar orgânica no Paraná até 2030.

O estabelecimento da comunidade tem como propósito principal desenvolver a agroecologia em uma área de alta vulnerabilidade ambiental.
Além de resolver questões sociais, a presença da comunidade é de extrema importância para a sociedade em geral, pois ela está desenvolvendo um modelo de agricultura compatível com a preservação das águas no município de Castro e região.

Mesmo enfrentando desafios como a falta de crédito, energia elétrica precária e distribuição de água limitada, os agricultores, com o auxílio da UEPG/Lama e do Programa Paraná Mais Orgânico, obtiveram a certificação orgânica para toda a área. Além disso, filiaram-se à Cooperativa do Acampamento Maria Rosa do Contestado e já estão fornecendo alimentos saudáveis para a alimentação escolar não apenas em Castro, mas também em outros municípios da região.

A organização da distribuição territorial do espaço contou com o suporte técnico de uma parceria entre grupos de professores e estudantes da UFPR e UEPG, contribuindo para garantir dignidade às famílias e promover a conservação dos recursos naturais. Essa iniciativa destaca a importância da agricultura sustentável e do envolvimento da comunidade na construção de práticas agrícolas mais responsáveis e ambientalmente conscientes.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!