Subsede de Castro descentraliza atendimento de pacientes

Subsede de Castro descentraliza atendimento de pacientes

Da Assessoria

O aumento do número de vagas para consultas médicas especializadas e exames, e a possibilidade de um menor deslocamento para os pacientes da região. Com estes objetivos, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) segue com atendimentos na subsede do município de Castro. Para o início de 2023, cinco especialidades devem contar com mais de 1,8 mil consultas. “Estamos atuando desde o mês de maio, e verificando qual as principais demandas do município, e do entorno”, conta a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa.

Neurologia, Dermatologia, Oftalmologia, Nutricionista e Ginecologia já contam com profissionais escalados para atendimento na subsede. O neurologista Eduardo Augusto Borba deve disponibilizar 400 vagas em Castro no próximo ano. A dermatologista Scheila Gechele, 500. A nutricionista Gabrielly Plovas, 640. O ginecologista Octacílio da Silva Couto, 400. Já na oftamologia, os profissionais Pedro Cesar Blum e Sergio Luiz de Lara Junior devem contar com 800 atendimentos. “Temos que lembrar que os encaminhamentos para o Consórcio são realizados via Atenção Primária à Saúde dos municípios”, explica Pâmella.

De acordo com o neurologista Eduardo Augusto Borba, boa parte das queixas dos pacientes pode ser solucionada na atenção primária. “Mas em alguns casos se faz necessária a avaliação de um médico especialista. Assim, o CimSaúde consegue levar um atendimento de qualidade à população”, avalia. Para o profissional, o atendimento fora da sede em Ponta Grossa garante a ampliação da assistência à população.

Conforme a supervisora da subsede de Castro, Flavia Fernanda Marinho Queiroz, pacientes de toda a região podem buscar por consultas na subsede. “Atendemos tanto a 3ª quanto a 21ª Regional de Saúde”, conta.  Este ano, os pacientes puderam contar ainda com consultas na área da psicologia e geriatria.

Para a nutricionista Gabrielly, a descentralização dos atendimentos na região é muito importante. “Visamos a promoção e proteção da saúde do paciente”, esclarece. Sobre sua área de atuação, a profissional destaca a integração entre a humanidade e o alimento. “O conhecimento sobre nutrição garantirá uma visão completa do paciente. A desnutrição e a obesidade se apresentam como fator de risco para outras doenças mórbidas”, aponta.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!