SMEJ emite nota de esclarecimento sobre postagem e diz que imagem não faz apologia ao neonazismo

SMEJ emite nota de esclarecimento sobre postagem e diz que imagem não faz apologia ao neonazismo

Matheus de Lara

A reportagem do Página Um News recebeu na manhã de terça-feira (12), por meio da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Castro, nota de esclarecimento sobre a imagem da equipe masculina de basquetebol sub-17, o Castro Caramuru, publicada na semana passada. A fotografia divulgada na página de uma rede social da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SMEJ), trazia alguns atletas agachados fazendo gesto com uma das mãos, o que levou algumas pessoas a interpretar como apologia ao Neonazismo, resultando em comentários e compartilhamentos nas redes sociais.

O registro aconteceu depois que a equipe venceu o Titãs Curitiba, no Campeonato Metropolitano de Basquete, realizado na Vila Olímpica, em Campo Largo.

Antes que o Página Um News publicasse a matéria, foi realizado contato com o técnico do time para obter algum esclarecimento. Ele preferiu que o jornal procurasse a assessoria da prefeitura.
Desde então, e reportagem aguardava por parte da prefeitura, ou da pasta de Esporte, o que só aconteceu na segunda-feira (11), quando foi dada uma nota oficial. No documento enviado para a reportagem, a Secretaria de Esportes disse, após reunião, que o gesto de alguns não tem nenhuma intenção de apologia ao neonazismo. A secretaria também descreveu que repudia qualquer tipo de movimento supremacista.

Confira a nota na íntegra, a qual o secretário de Esporte e Juventude, Ricardo Oscar da Silva Cordeiro, assina:

“Considerando a postagem da Equipe Masculina de Basquetebol sub 17, após o jogo realizado em Curitiba (02/07/2022), onde alguns atletas estavam agachados e fazendo um gesto com uma das mãos na foto ao final da partida. Após reunião (07/07/2022) entre pais, atletas, Técnico, Conselho Tutelar e Secretaria de Esporte, os atletas afirmaram que o gesto não tem nenhuma intenção de apologia ao Neonazismo. Os pais afirmaram, também, que seus filhos, em nenhum momento fizeram menção ou demostraram consentir com o movimento Neonazismo. A Secretaria Municipal de Esporte não compactua e repudia qualquer tipo de movimento supremacista, nosso ideal é promover, incentivar e proporcionar o esporte e lazer para todos, como ferramenta de transformação, tanto na prática esportiva, quanto na construção do cidadão. Nos colocamos a disposição para mostrar o trabalho desenvolvido através do Esporte em nosso município, desde à criança até a melhor idade, ao qual é realizado com profissionalismo, seriedade e principalmente, pensando no bem estar do ser humano”.

Conselho Tutelar

No dia 11 de julho, a direção do Página Um News recebeu ofício do Conselho Tutelar de Castro, assinado pela conselheira Letícia Flugel, a qual solicitou através do Ofício nº 540/2022, a retirada da publicação da matéria da Equipe Caramuru Castro, Sub-17, veiculada no dia 08/07/2022, a qual, no seu entendimento, espunha negativamente os atletas, todos menores. Atendendo o pedido, de pronto a reportagem deixou de ser veiculada no portal de notícias Página Um News, por entender que o foco da matéria em nenhum momento foram os estudantes, e sim o gesto e as indagações levantadas, e agora esclarecidas através de nota oficial da Secretaria de Esporte e Juventude.

Foto: Divulgação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!