Senac de Castro oferece cursos gratuitos nesse início de ano

Senac de Castro oferece cursos gratuitos nesse início de ano

Matheus de Lara

Se aperfeiçoar ou até mesmo buscar uma qualificação para determinado emprego é a intenção de muitas pessoas que estão atrás de uma oportunidade. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Castro (SENAC), que fica localizado em frente ao Colégio Nisgoski, tem como objetivo oferecer cursos gratuitos e até mesmo pagos em diversas áreas para quem busca um novo aperfeiçoamento para sua vida profissional.

Somente nesse início de ano estão sendo ofertados quatro cursos 100% gratuitos com até 20 vagas cada, que acontecem de segunda-feira a sexta-feira. O de barbeiro, que começou na segunda-feira (6), será realizado até 3 de maio, das 13h30 às 16h30. O de aperfeiçoamento para cabeleireiro começará em 6 de março com término no dia 28 do mesmo mês e acontecerá pela manhã, das 9 horas ao meio-dia. Já o de auxiliar de cozinha, que também acontece a tarde, será realizado entre fevereiro e junho. O curso gratuito de pizzaiolo vai ocorrer pela manhã com início nesse mês e conclusão em 11 de maio. Para participar dos cursos precisa ter no mínimo 16 anos e estar cursando sexto, sétimo ano ou até mesmo o ensino médio. Os participantes vão ter aulas teóricas e práticas ministradas na sede do Senac. Ao longo do ano outros cursos também serão disponibilizados.

A reportagem do Página Um News conversou com o técnico de relações com o mercado do Senac, Peter Barbosa Filho, que contou que os cursos gratuitos ofertados não estão tendo muita procura pelo público. Mesmo tendo parceiras com a Agência do Trabalhador, Acecastro, Sindicastro e Câmara da Mulher estaria difícil encontrar interessados.

Peter relata que para efetuar a inscrição é necessário RG, CPF e comprovante de residência. “Os cursos são tranquilos de realizar e que não vai exigir um certo conhecimento. A exemplo do aperfeiçoamento para cabeleireiro. Se diz ‘aperfeiçoamento’, é quando a pessoa já tem uma noção, ou vamos do básico quando o participante precisa entender e gosta da área, mas ainda não está trabalhando. Então, a nossa filosofia é preparar a pessoa para o mercado de trabalho, ou até mesmo aquele que quer ser autônomo, ou seja, a intenção é qualificar esses participantes”, destaca.

Para esse ano, Peter espera que seja um ano de oportunidade. “Nosso intuito é divulgar os cursos para que as pessoas tenham conhecimento que existem cursos bons que podem se realizados, e muitos deles até com formação para emprego, como também empreender, ou seja, é que as pessoas conheçam as oportunidades que tem”, afirma.

Mesmo com a preocupação da falta de público em alguns cursos, o técnico de relações em mercado, disse que ano passado ao menos 500 alunos foram capacitados, principalmente na área da beleza e gastronomia.

Cursos pagos

Além dos cursos gratuitos tem os técnicos que são pagos. “Por exemplo, o curso de comida do boteco que é rápido e pago, vai ocorrer durante a noite, a partir do dia 23 de fevereiro. É um curso que tem investimento e não tem uma grande procura. Como Castro é uma cidade turística, visitamos bares, restaurantes e lanchonetes, e divulgamos o curso para fomentar o turismo na região”, analisa.

No entanto, cursos como o de técnico de enfermagem e de técnico de segurança do trabalho, são muito procurados. O de técnico de enfermagem inicia no dia 7 de março e vai até setembro de 2025. O de técnico em segurança do trabalho que também começa em março, segue até outubro de 2024. Os dois cursos oferecem 30 vagas cada e acontecem durante a noite, de segunda-feira a sexta-feira, com mensalidades de R$ 540 e R$ 300. “Todo ano o curso de técnico de enfermagem é bastante procurado, principalmente alunos da região que vem estudar aqui na unidade, e isso é muito gratificante”, conclui Peter.

Foto: Divulgação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!