Matheus de Lara
Se aperfeiçoar ou até mesmo buscar uma qualificação para determinado emprego é a intenção de muitas pessoas que estão atrás de uma oportunidade. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Castro (SENAC), que fica localizado em frente ao Colégio Nisgoski, tem como objetivo oferecer cursos gratuitos e até mesmo pagos em diversas áreas para quem busca um novo aperfeiçoamento para sua vida profissional.
Somente nesse início de ano estão sendo ofertados quatro cursos 100% gratuitos com até 20 vagas cada, que acontecem de segunda-feira a sexta-feira. O de barbeiro, que começou na segunda-feira (6), será realizado até 3 de maio, das 13h30 às 16h30. O de aperfeiçoamento para cabeleireiro começará em 6 de março com término no dia 28 do mesmo mês e acontecerá pela manhã, das 9 horas ao meio-dia. Já o de auxiliar de cozinha, que também acontece a tarde, será realizado entre fevereiro e junho. O curso gratuito de pizzaiolo vai ocorrer pela manhã com início nesse mês e conclusão em 11 de maio. Para participar dos cursos precisa ter no mínimo 16 anos e estar cursando sexto, sétimo ano ou até mesmo o ensino médio. Os participantes vão ter aulas teóricas e práticas ministradas na sede do Senac. Ao longo do ano outros cursos também serão disponibilizados.
A reportagem do Página Um News conversou com o técnico de relações com o mercado do Senac, Peter Barbosa Filho, que contou que os cursos gratuitos ofertados não estão tendo muita procura pelo público. Mesmo tendo parceiras com a Agência do Trabalhador, Acecastro, Sindicastro e Câmara da Mulher estaria difícil encontrar interessados.
Peter relata que para efetuar a inscrição é necessário RG, CPF e comprovante de residência. “Os cursos são tranquilos de realizar e que não vai exigir um certo conhecimento. A exemplo do aperfeiçoamento para cabeleireiro. Se diz ‘aperfeiçoamento’, é quando a pessoa já tem uma noção, ou vamos do básico quando o participante precisa entender e gosta da área, mas ainda não está trabalhando. Então, a nossa filosofia é preparar a pessoa para o mercado de trabalho, ou até mesmo aquele que quer ser autônomo, ou seja, a intenção é qualificar esses participantes”, destaca.
Para esse ano, Peter espera que seja um ano de oportunidade. “Nosso intuito é divulgar os cursos para que as pessoas tenham conhecimento que existem cursos bons que podem se realizados, e muitos deles até com formação para emprego, como também empreender, ou seja, é que as pessoas conheçam as oportunidades que tem”, afirma.
Mesmo com a preocupação da falta de público em alguns cursos, o técnico de relações em mercado, disse que ano passado ao menos 500 alunos foram capacitados, principalmente na área da beleza e gastronomia.
Cursos pagos
Além dos cursos gratuitos tem os técnicos que são pagos. “Por exemplo, o curso de comida do boteco que é rápido e pago, vai ocorrer durante a noite, a partir do dia 23 de fevereiro. É um curso que tem investimento e não tem uma grande procura. Como Castro é uma cidade turística, visitamos bares, restaurantes e lanchonetes, e divulgamos o curso para fomentar o turismo na região”, analisa.
No entanto, cursos como o de técnico de enfermagem e de técnico de segurança do trabalho, são muito procurados. O de técnico de enfermagem inicia no dia 7 de março e vai até setembro de 2025. O de técnico em segurança do trabalho que também começa em março, segue até outubro de 2024. Os dois cursos oferecem 30 vagas cada e acontecem durante a noite, de segunda-feira a sexta-feira, com mensalidades de R$ 540 e R$ 300. “Todo ano o curso de técnico de enfermagem é bastante procurado, principalmente alunos da região que vem estudar aqui na unidade, e isso é muito gratificante”, conclui Peter.
Foto: Divulgação