Secretário Sergio esclarece dúvidas quanto ao Estar Digital que começa a valer em 3 de julho

Secretário Sergio esclarece dúvidas quanto ao Estar Digital que começa a valer em 3 de julho

Da Redação*

Na segunda-feira (19), passou a vigorar integralmente o Estar Digital em Castro, por meio do qual será feito o acompanhamento do tráfego e o registro de infrações. O sistema, inicialmente, recebe as imagens e informações e, só partir de 3 de julho estará operando com a aplicação efetiva de multas, e todas as mudanças.

Ao longo da semana passada o Estar Digital entrou na fase de fixação das placas de trânsito, atualizadas, nas ruas que já contavam com o sistema de estacionamento rotativo e nas que passarão a integrar o sistema a partir de agora.

O problema que ocorre, agora, está no usuário em compreender toda essa mudança, como por exemplo o questionamento de uma leitora. Ela pergunta se um carro, tendo cadastro em vários celulares, se precisaria também ter crédito em vários celulares. Para responder, a reportagem conversou com a secretário municipal de Segurança Pública, Antonio Sergio de Oliveira, o qual esclareceu que “a placa de um veículo pode estar cadastrada em vários celulares, não há problema algum. Uma família de quatro pessoas, por exemplo, tendo apenas um carro, esse veículo terá que ter o aplicativo baixado nos quatro celulares e ter crédito. Isso é necessário para poder chegar e informar onde o carro está estacionado e ativar os créditos”.

Quanto a ativação automática de pagamento, Sérgio diz que “não há previsão de ativação automática nesse primeiro momento, pelo menos no início, porque a lei não prevê, mas estaremos mudando tudo isso na sequência, e não vai demorar para termos algumas mudanças dentro da lei. Você sabe que as vezes as leis são feitas e quando realmente começam a valer, surgem dúvidas e ainda bem que podem ser modificadas por decreto. Todas as mudanças devem vir ao encontro do usuário e quanto a ativação automática, o mais breve possível”. O secretário reforça que o usuário “quando for usar o estacionamento regulamentado, terá que baixar no aplicativo e ativar o horário e o local onde ele está”, concluiu.

Bloquinhos

Nesta semana, a agente Ana Maria Barbosa, através da assessoria de comunicação da Prefeitura de Castro, esclarecia que após retomada a cobrança e implantada a nova forma de estacionamento regulamentado no município, usuários que ainda tiverem ‘bloquinhos de papel’ poderão usá-lo, durante a fase de transição, no entanto, não estarão mais disponíveis para venda. Por enquanto, as agentes de trânsito não estão executando cobranças, apenas há fiscalização nas vagas especiais de idosos, deficientes e as vagas de curta duração (15 minutos).

Passo a passo

O aplicativo do Estar Digital já está disponível na loja de aplicativos dos sistemas IOS e Android de celular. Após baixá-lo, o usuário deve cadastrar seus dados e do(s) veículo(s), e já pode comprar créditos, por enquanto para deixar na carteira digital do aplicativo, para uso posterior.

A partir de 3 de julho, quando for usar o estacionamento regulamentado, o usuário poderá programar o aplicativo conforme o tempo que vai ficar em determinada vaga. Antes de exceder o tempo programado, o app irá emitir alerta ao usuário, que poderá programar mais tempo. Caso saia da vaga antes do tempo programado, o saldo irá retornar para a carteira digital.

A aquisição de crédito também poderá ser feita diretamente com os agentes de trânsito da Secretaria de Segurança Pública do Município, em estabelecimentos comerciais parceiros e em um totem que está na Prefeitura.

*Com Assessoria

Imagem: Sandro A. Carrilho

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!