São Vicente de Paulo celebrou 102 anos

São Vicente de Paulo celebrou 102 anos

Sandro A. Carrilho*

Uma instituição respeitável e que comemorou no dia 26 de maio 102 anos, o Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos São Vicente De Paulo festejou a data e a recondução do presidente Daniel Diniz ao cargo, assim como a diretoria, na sexta-feira (23), com um encontro festivo.

“Hoje a instituição atende 54 pessoas de vários gêneros e graus de dependência, com ou sem vínculo familiar, só do município de Castro”, destacou Cleonice Almeida, coordenadora Administrativa e Técnica da Unidade.

Entrevistada pela reportagem do Página Um News, Cleonice salientou que “por ser uma instituição filantrópica, sobrevivemos com 70% dos benefícios previdenciários e de assistência social dos idosos, com uma parceria com a administração pública que faz repasses mensais através da Secretaria Municipal da família e Desenvolvimento social, mas sempre estamos buscando parceiros, realizando ações, campanhas, eventos, para captar recurso para complementar o recurso faltante; além de emendas parlamentares de deputados, vereadores, senadores, que fazem repasses anuais, para podermos investir em equipamentos, em uma obra, no custeio geral da instituição”.

Ano passado, continua a coordenadora, “tivemos algumas imposições legais, por órgãos fiscalizadores, e diante de tanta imposição, infelizmente não tínhamos condições financeiras e nem orçamento e tempo para adequar a tudo isso. A partir disso, começou-se a busca de parcerias, aumento de subvenção, por novas emendas, fontes de recurso”, o que evitou-se que a instituição frechasse.

Para Cleocine “o Serviço de Acolhimento desenvolve um trabalho muito difícil, caro e a gente só é cofinanciado pela política de assistência social. A gente não é reconhecido como política de saúde, apesar de desenvolvermos as duas, porém só recebemos pela assistência social. Aí a grande dificuldade, existe um custo muito alto para mantermos. Aí houve uma reunião com a Secretária da Família e foi aumentado o recurso, com mais parcerias”.

“Sexta-feira comemoramos os 102 anos e achamos muito importante, pois é um trabalho histórico, que passou por várias mudanças durante esses anos. Em 2015, houve toda uma mudança, uma mudança histórica, trabalho tradicional desenvolvido por congregações religiosas, por freiras, deixou de existir e foi construído um trabalho tipificado, com normativas, com toda legislação voltada a pessoa idosa, e a gente conseguiu manter esse trabalho”.

Cleonice enfatiza que “a sociedade não sabe dessa mudança, que o Acolhimento São Vicente de Paulo não trabalha mais na modalidade de asilo, e isso é importante destacar, comemorar e desmistificar essa termo, assim como a posse da nova diretoria. Essa posse aconteceu de forma diferente, tivemos muita dificuldade de encontrar pessoas que quisessem assumir, como diretor, vice-presidenete, secretário, tesoureiro, porque essas pessoas que representam a diretoria são voluntárias que fazem parte da Associação São Vicente de Paulo do Brasil. Para ser um representante legal precisa ser vicentino, e estar atuando dentro das conferências vicentinas. Ficamos com apenas três pessoas na diretoria”.

Quem esteve presente no evento de sexta-feira foram os idosos que quiseram participar, todos os colaboradores e trabalhadores da instituição, desde o setor operacional, administrativo, equipe técnica multidisciplinar; os novos representantes da diretoria, a exemplo de Daniel Diniz, como presidente; Maria da Graça Banach Kill, tesoureira e a secretária Maria Elizabete Capilé. Também a presença do voluntário Edson Dankoski. Como representante geral, a presidente do Conselho Central de Ponta Grossa, representando a Sociedade São Vicente de Paulo, Cristiane Silveira Pinto e Noemi Aparecida Carneiro Weinert, coordenadora ECAFO.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!