Sanepar já vistoria residências em Castro

Sanepar já vistoria residências em Castro

Da Assessoria

Há cerca de uma semana técnicos contratados pela Sanepar deram início a etapa de Vistorias Técnico-Operacionais (VTOs) em imóveis de Castro. A ação atende a programação da própria Companhia e a pedidos feitos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para a garantia de que todos os imóveis estejam ligados corretamente na rede coletora de esgoto.

Conforme explanado durante reunião realizada na quarta-feira (27), para o alinhamento de parceria e divulgação dos trabalhos, por meio das vistorias os técnicos irão avaliar as instalações hidrossanitárias, para verificar se estão todas de acordo com as normas da Sanepar e Legislação Ambiental. Serão conferidos os pontos de lançamento de esgoto do banheiro, da cozinha, da lavanderia e onde há captação de água de chuva, como ralos. Também será verificada a existência de caixa de gordura. Os testes são feitos com corantes à base de água, que não danificam as louças sanitárias, nem causam danos à saúde e meio ambiente.

Regularidade

A ligação correta evita extravasamentos, refluxos nos imóveis e danos ambientais. Para que esteja ligado corretamente, o esgoto do imóvel precisa ser lançado na rede coletora da Sanepar e a água de chuva lançada na galeria pluvial. Também é necessário possuir caixa de gordura e não ter fossas ou sumidouros, se houver rede coletora de esgoto disponível.

Se estiver tudo de acordo, o morador receberá um certificado de regularidade do imóvel. Nos casos em que for identificada alguma irregularidade, a equipe de vistoria vai orientar as adequações por meio de uma notificação. Depois de 90 dias, a equipe voltará ao imóvel para verificar se foram feitas as correções. Se na segunda visita forem constatas as mesmas irregularidades, o morador será notificado pelo técnico, que posteriormente passa a ocorrência para a Sanepar. A Companhia então irá gerar multa, vinculada à matricula da residência. Vale destacar que não será efetuado nenhum tipo de cobrança no momento da vistoria.

Vistorias

O trabalho será realizado pela empresa terceirizada Engezzi Engenharia, com profissionais capacitados e fiscalizados pela Sanepar. Eles estarão uniformizados, portando crachá e identificados com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Os técnicos devem chegar as residências sem agendamento prévio, tanto em horário comercial como em horários pós expediente regular. O acesso ao imóvel para a vistoria é feito com o consentimento do morador. Antes de deixá-los entrar em suas casas, moradores devem verificar a identificação dos profissionais, no entanto, não devem impedir a realização da vistoria e devem contribuir, fazendo por exemplo, a abertura da caixa de gordura, conforme orientação da Sanepar, visando a regularidade das instalações hidrossanitárias que evita danos ambientais, e futuras aplicações de multas.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!