Da Assessoria
Professor da escola municipal Doutor Vicente Machado, Jonatha de Oliveira Gomes foi um dos entrevistados da Revista Nova Escola para falar sobre a profissão.
Jonatha ministra aulas para o primeiro ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Doutor Vicente Machado e disse que ser professor é um desafio diário e é preciso trabalhar em equipe para oportunizar que todos aprendam com a mesma qualidade. “Ser professor é um ato de bravura, a gente lida com desafios diferentes todo dia, nenhum dia é igual ao outro e para cada situação, o professor precisa agir diferente, ele não tem um único papel, precisa se flexibilizar à medida que as coisas acontecem. Precisa ser versátil, buscar a equidade”, avalia.
Jonatha escolheu a profissão porque quer trabalhar em algo que faça a diferença no mundo e deixe uma marca. “Isso tem tudo a ver com a minha profissão. Ser professor é deixar marcas eternas”, diz.
O futuro da profissão, na opinião do professor, está atrelado à inovação. “A Pandemia nos trouxe isso, o professor precisou se reinventar. O aluno que chega para nós não é mais passivo, vem com bagagem de informação, mas precisa ser lapidado, precisa de gestão do conhecimento e quem faz isso é o professor que precisa caminhar junto com a sociedade e entender o que está acontecendo. O professor precisa estar aberto e disposto a inovar”, concluiu.
Conectando Saberes
Valorizar a profissão do professor e o compromisso com a transformação é um dos objetivos do Conectando Saberes, rede nacional de apoio a professores que em Castro conta com um núcleo composto por 32 representantes das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), além de profissionais da Secretaria Municipal de Educação.
A coordenadora do núcleo de Castro, Daniele Pereira, destaca que na rede Conectando Saberes nacional existem muitas oportunidades e a valorização dos professores. “A oportunidade de uma reportagem na revista Nova Escola surgiu em umas das chamadas no grupo de watsApp que buscava professores em início de carreira. Logo pensei no professor Jhonata que vem fazendo um trabalho de qualidade, comprometido e transformador com seus alunos”, conta.
Ainda no mês de novembro o núcleo fará rodas de conversa com a temática envolvendo alunos e alunas da formação de docentes do Colégio Estadual Vespasiano Carneiro de Mello e também com professores do município.