Prefeitura de Castro retira contêineres da Rua Dr Jorge

Prefeitura de Castro retira contêineres da Rua Dr Jorge

Luana Dias

A Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente determinou, na semana passada, a retirada dos contêineres que ficavam na Rua Dr Jorge Xavier da Silva para a coleta de lixo orgânico. De acordo com o informativo emitido pela pasta, a decisão foi motivada pelo vandalismo praticado em parte dos contêineres.

A presença dos recipientes na avenida vinham sendo alvo de polêmicas há meses, já que rotineiramente, além de sofrerem vandalismo, também eram alvo de cães que vivem nas ruas, e que viam nos restos depositados ali, uma saída para matar a fome. Com isso, no entanto, tornou-se comum muito lixo amanhecer espalhado na rua e nas calçadas próximas dos contêineres. E, comerciantes e moradores da região passaram a reclamar constantemente, nas redes sociais por exemplo, da situação, que comprometia a frente dos estabelecimentos comerciais, deixava a rua principal da cidade suja e acabava atraindo problemas, como a presença de roedores para o local.

Mas, a presença dos contêineres também era bem vista por parte da população, à medida que representava solução fácil e prática para comerciantes, que pela natureza da atividade, geram lixo orgânico em grande quantidade. A permanência deles na Rua Dr Jorge foi defendida por alguns destes, inclusive.

Segundo informou a Secretaria, a partir da retirada dos recipientes, a empresa coletora de lixo orgânico passa a fazer a coleta uma vez ao dia, de segunda a sexta-feira, às 10 horas, e aos sábados em dois horários, às 10 e às 16 horas. Já a coleta de materiais recicláveis permanece como ocorria anteriormente, as 10 horas das segundas, quartas e sextas-feiras.

O informativo emitido pela Secretaria também reforça a importância de que sejam respeitados os horários das coletas, e informa que a limpeza do passeio que fica na frente e lados das residências e comércios, seja ele pavimentado ou não, é de responsabilidade do proprietário ou ocupante do imóvel. “Solicitamos aos usuários a colaboração de respeitarem os horários, colocando os resíduos orgânicos e recicláveis o mais próximo do horário de coleta em frente aos estabelecimentos, embalados e acondicionados de forma que não atraiam animais ou causem nenhum tipo de poluição”, pede o material.

Ainda conforme a nota, usuários do serviço que descartarem o lixo fora do horário de coleta serão notificados, e em caso de reincidência, serão autuados. Para os estabelecimentos comerciais geradores de grande quantidade de resíduos sólidos (papel, plástico, metal, vidro), existe a possibilidade de destinar os materiais à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Castro (ACMRC), na Rua Oscar Marfut, em frente a PR 151, ou ainda ser feito o agendamento da coleta, através do telefone 42 9 9860-9753. Os horários de coleta de lixo estabelecidos no município estão disponíveis no site da prefeitura, no link https: //castro.atende.net

Foto: Luana Dias

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!