Prefeitura abre concurso público para Agente Comunitário de Saúde

0 6

Matheus de Lara

Estão abertas as inscrições para o concurso público para Agente Comunitário de Saúde (ACS), em Castro. Entre essa terça-feira (27), até às 12 horas do dia 13 de janeiro de 2023, os interessados poderão se inscrever no https://concursos.objetivas.com.br/informacoes/2238/, com taxa de R$ 40. A contratação é sob o regime celetista.

Conforme edital, serão 15 vagas preenchidas além da formação de cadastro reserva. As áreas de atuação ofertadas, são para as Unidades Básica de Saúde (UBS) Libanio Cardoso (Alvorada); Herondina Grimbor (Canta Galo); São Miguel; Santa Cruz; Domingos Faustino de Carvalho (Bela Vista); Marcos Simão (Prado); Vila Rio Branco e Bom Jesus. Para concorrer, o candidato precisa ter Ensino Médio completo, residir dentro da abrangência da área de atuação, idade mínima de 18 anos, entre outros requisitos. Aos profissionais que serão admitidos, vão desempenhar função em carga horária de 40 horas semanais, com salário de R$ 2.424 ao mês.

Como as inscrições acontecem pela internet, o edital também informa que os candidatos que não tiverem acesso, poderão realizar a inscrição utilizando o computador disponibilizado na Secretaria de Saúde, localizado na Rua Francisco de Assis Andrade, n⁰ 47, Vila Rio Branco, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11 horas. Já os candidatos que se enquadrarem nos requisitos para pedido de isenção da taxa terão até sexta-feira (30) para solicitar o benefício.

Para a realização das etapas presenciais, será obrigatória a apresentação de via original de documento oficial com foto. O edital também destaca que “os candidatos amparados pelo Decreto nº 8.727/2016 – identificação pelo nome social – fica assegurado o direito à escolha de tratamento nominal e identificação por meio do seu nome social, desde que solicitado durante o período de inscrições”.

Prova objetiva

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, acontecerá em 29 de janeiro e terá duração de até três horas. Serão 40 questões divididas entre língua portuguesa, raciocínio lógico, informática, conhecimentos gerais e atualidades e de conhecimentos específicos. De acordo com o edital, “a pontuação total do candidato, por disciplina, corresponderá ao número de questões que este acertou multiplicado pelo peso por questão daquela disciplina, sendo que a sua nota final na prova objetiva e no certame será o somatório dos pontos obtidos em cada disciplina”. Será aprovado o candidato que obteve 50% ou mais na nota final da prova.

Outros pontos do edital

Ao longo das páginas do edital, o candidato terá acesso ao conteúdo programático, de como vai funcionar a aprovação e classificação, os critérios de desempate e divulgação do resultado final, e também da convocação e contratação. Sobre as atribuições que a pessoa deverá exercer caso seja aprovada, o edital explica que ”desenvolvimento de atividades ligadas a Saúde Pública, com características de prevenção e orientação a população; visitação a domicílios e atividades de campo na execução de campanhas de prevenção de doenças, vacinação e outras ligadas a Saúde Pública; e outras ligadas a política de melhoria das condições sanitárias urbanas e rurais do município”.

O concurso público terá validade por dois anos, a partir da data de homologação final, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Foto: Divulgação / Erick Ferreira


Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!