‘Paixao’ de Cristo’
nesta Feira Santa

‘Paixao’ de Cristo’nesta Feira Santa

Renato de Oliveira

A encenação que cruzou três décadas e é considerada a segunda mais antiga da Diocese de Ponta Grossa, a ‘Paixao’ de Cristo’, organizada pelo JUSC- Jovens Unidos da Santa Cruz, de Castro, se apresenta nesta sexta-feira (29), às 20 horas no Ginásio de Esportes Padre José Pagnacco, no alto da vila Santa Cruz.
Em sua trigésima primeira edição, o espetáculo de caráter religioso e cultural teve seu início na antiga quadra de esportes anexa a paróquia de São Judas Tadeu, demolida depois para dar espaço a construção da nova matriz do bairro. De acordo com Rodrigo Walter que há cinco anos faz o papel de Jesus na peça e que integra o grupo há 28 anos, “o espetáculo tem o objetivo de evangelizar através do testemunho. Esperamos que todas as pessoas que lá forem assistir e participar, voltem pra suas casas com pensamento diferente, entendendo a mensagem que nós atores e figurantes estamos apresentando, mas sobretudo a mensagem do próprio Jesus, de mansidão, humildade e misericórdia “, ressaltou.
Além da comunidade de São Judas Tadeu, atores amadores e figurantes de todas as idades vindos de outras paróquias locais, capelas e até mesmo de outras denominações religiosas de Castro, se juntam para formar um elenco de mais de 120 integrantes, contando também, com o pessoal dos bastidores. Luzes e sons da mais alta tecnologia, dão um brilho especial ao espetáculo.

Como tudo começou

De acordo com Arildo Ribeiro de Souza, diretor de arte da encenação, tudo começou na década de 90, quando o jovem Roberto Júnior teve a idéia já próximo a Sexta Feira Santa de encenar para as crianças da catequese da época, alguns momentos vividos por Jesus, conforme a história bíblica, do sofrimento, morte e ressurreição. A ideia foi bem aceita por padre Piero Fietta, pároco da época, da igreja São Judas. Com isso, a encenação ganhou vida e foi incorporada a via sacra que passou a ser acompanhada pela comunidade, pelas principais ruas do bairro de Santa Cruz.
Com estações espalhadas pelo caminho, uma das cenas mais impactantes tinha lugar no chamado ‘campo do Heráclio, onde acontecia a crucificação e morte de Jesus. Já a cena final da Ressurreição, voltava para quadra de esportes, com a aparição triunfante de Jesus que vence a morte, com a sua Ressurreição.

Apoio ao evento

Além do apoio de empresas locais, imprensa, voluntários, o espetáculo que já faz parte do calendário turístico de Castro, conta também com a participação da Polícia Militar, Guarda Municipal e das pastorais e movimentos das quatro paróquias locais.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!