Padre Edemar recebe em Castro título de Cidadão Honorário

Padre Edemar recebe em Castro título de Cidadão Honorário

Luana Dias

Padre Edemar de Souza, eleito recentemente vice-provincial dos Cavanis no Brasil, até julho deste ano, superior provincial, e ex-diretor da Casa da Criança e do Adolescente Padre Marcelo Quilici, recebeu na sexta-feira (13) o título de Cidadão Honorário de Castro. A proposta, para homenagear o padre e outros cidadãos que vivem e trabalham em Castro, foi aprovada no ano de 2019. Devido à pandemia não foi possível realizar a tradicional sessão solene para homenagem dos escolhidos, na Câmara Municipal, e a entrega do título, que ocorreria no ano passado, está ocorrendo individualmente a cada homenageado, neste ano. No caso do padre, o título foi entregue na Casa da Criança.

Conforme explicou à reportagem o vereador Mauricio Kusdra, autor da proposição que homenageou o sacerdote, a titulação se fundamenta nas três gestões do padre à frente da Congregação no Brasil, e no trabalho desenvolvido por ele junto à crianças e jovens, sobretudo aqui no município, e, à sua administração junto a entidades mantidas pela Congregação em Castro.

Mauricio lembrou que o padre já está na cidade há mais de 10 anos e que também trabalhou aqui em outras épocas, e destacou a maestria do seu trabalho. “Nós fizemos o voto de congratulações de modo a expressar gratidão pelo trabalho da Congregação, e, sobretudo, pelo trabalho do padre Edemar, nessa gestão que conduz muito bem, administrando as maiores obras sociais de Castro. Eu acredito que é mais que merecida essa homenagem a ele”, destacou.

Segundo o vereador, no ano em que foi aprovado, o título de Cidadão Honorário também tinha por objetivo homenagear a própria Congregação Cavanis, assim como as obras e instituições mantidas pelo grupo no município. Em 2019, a Congregação das Escolas de Caridade – Instituto Cavanis, mais conhecida como ‘Congregação Cavanis’ e que foi fundada pelos irmãos venezianos, Marcos e Antônio Cavanis, completou 50 anos em Castro, onde é responsável pela manutenção e administração do Colégio Estadual Antônio e Marcos Cavanis, Escola Infantil Ninho Sorriso, e Casa da Criança e Adolescente Padre Marcelo Quilici, além de co-irmã na administração da Creche Irmãos Cavanis.

Chegada e atuação dos Cavanis ao Brasil

A primeira viagem de visita e contatos com dioceses brasileiras, feita pela Congregação, foi entre 26 de março e 31 de abril de 1968, e Castro foi a cidade escolhida para o início da primeira comunidade Cavanis no país.

Em novembro de 1968 os primeiros Religiosos Cavanis: padre Lívio Donati, padre Mário Merotto e padre Francisco Giusti chegaram no município. Desde então, diversas obras sociais e educacionais foram abraçadas pelas irmãs e padres, membros das Escolas de Caridade Cavanis.

Os trabalhos da Congregação são voltados, principalmente para a educação de crianças e jovens. Só em Castro, a Congregação atende diariamente a mais de 1.400 alunos, por meio do Colégio, Escola Infantil, Creche e Casa da Criança e Adolescente.

Cidadão Honorário

O título de cidadão honorário é concedido pela Câmara Municipal de Castro por meio da aprovação de projetos de lei, indicados pelos vereadores da Casa. São homenageados com o título pessoas que nasceram fora do Município, e que de alguma forma se destacaram e contribuem com a cidade, em obras, projetos e desenvolvimento em geral.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!