Da Redação
Castro – Menino de 2 anos sofreu um grave engasgamento na noite desta terça-feira (6), na Rua Cruz Machado, na Vila Rio Branco, e precisou ser socorrido às pressas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. A ocorrência mobilizou uma equipe do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) do Corpo de Bombeiros.
Segundo os bombeiros, a solicitante fez a ligação de dentro do veículo, já em deslocamento para a UPA, e relatou que a criança apresentava sinais de obstrução das vias aéreas. A equipe de emergência, diante da gravidade, repassou por telefone os procedimentos para desobstrução enquanto a ambulância seguia para interceptar o carro.
Durante o trajeto, a criança chegou a apresentar melhora parcial, mas seguia com pouca reação. A família, já próxima da UPA, foi orientada a seguir direto para o setor de emergência. Os bombeiros entraram em contato com a unidade para garantir o atendimento imediato.
Ainda conforme os relatos, a criança apresentava sinais de equimose — possivelmente em decorrência da gravidade do engasgamento — o que reforçou a necessidade de agir com rapidez para evitar maiores complicações.
A criança foi entregue aos cuidados da equipe médica da UPA, onde precisou ser avaliada e passar por tratamento. Seu estado de saúde não foi atualizado pelas autoridades.