Idosos e funcionários de ILPIs de Castro já foram todos vacinados

Idosos e funcionários de ILPIs de Castro já foram todos vacinados

Luana Dias

Em Castro todos os moradores e funcionários das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) receberam a primeira dose da vacina de imunização contra o coronavírus esta semana. As primeiras doses da Coronavac, (produzida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan de São Paulo) chegaram a Castro na terça-feira (19).

Os primeiros a serem vacinados foram os profissionais de saúde que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castro, e profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Na sequência, conforme cronograma divulgado pela Secretaria de Saúde do município, foi a vez dos idosos e trabalhadores dos ILPIs.

Na quarta-feira (20) foram vacinadas os funcionários e as senhoras que vivem no Lar Mariliana Barbosa, assim como funcionários e moradores do Serviço de Acolhimento São Vicente de Paulo. No Lar Mariliana vivem atualmente 10 idosas e trabalham seis funcionários. Já no São Vicente moram mais de 60 idosos e trabalham cerca de 40 profissionais. Os moradores do local inclusive, enfrentaram um surto de covid em meados do ano passado, e alguns idosos acabaram perdendo a vida.

Na quinta-feira (21) foi a vez de imunizar os 14 idosos e os 15 funcionários do Lar dos Idosos e Assistencial Eben Haezer, da Colônia Castrolanda.

Doses

Para Castro foram encaminhas 595 doses da Coronavac. De acordo com a Secretaria de Saúde, além dos grupos mencionados acima, também serão vacinados ainda nesta primeira etapa de imunização, profissionais de saúde que atuam na linha de frente nas Unidades Básicas de Saúde, e profissionais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que realizam exames de imagem em pacientes suspeitos ou que testaram positivo para Covid-19.

Conforme explicou à reportagem a secretária municipal de saúde, Maria Lidia Kravutschke, ainda não há previsão para a chegada de mais doses da vacina Coronavac em Castro, porém, pelo menos a segunda dose para todos os que já começaram a ser imunizados, está garantida.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!