Fé e criatividade move Solenidade de Corpus Christi em Castro

Fé e criatividade move Solenidade de Corpus Christi em Castro

Renato de Oliveira
Especial Página Um News

Movidos pela fé e pela criatividade, centenas de pessoas das paróquias e capelas de Castro – Sant’ Ana, São Judas Tadeu, Perpétuo Socorro e Rosário se debruçaram na manhã de quinta feira (30), por sobre o asfalto para dar vida ao grande tapete eucarístico na Solenidade de Corpus Christi.
Em grupos ou até mesmo sozinhos, paroquianos e membros de pastorais, lideranças, catequese e juventude puseram, literalmente a massa na massa e utilizando de muita serragem colorida, foram criando as mais diversas formas de elementos religiosos, litúrgicas. Este ano, a paróquia de São Judas utilizou caixas de leite vazias- lavadas e secas- para a confecção de moldes que foram preenchidos com a serragem, e isso contribuiu para agilizar os trabalhos.
Para padre Sandro José Brandt, pároco da matriz de Sant ‘Ana esta ação tem um grande valor: “engrandece o nosso coração como padre, ao ver a comunidade envolvida. E não tem coisa melhor do que começar pelas nossas crianças da catequese. Vão lembrar mais tarde, que um dia participaram, efetivamente, deste momento solene”, destacou.
Priscila dos Santos Donato, da paróquia do Perpétuo Socorro, pertence ao grupo de jovens Carlo Acustis- jovem que será considerado como Santo da Igreja, pelo Papa Francisco. Ao fazer um desenho do rosto de Carlo , destacou como referência jovem, literalmente, para outros jovens que estão se encaminhando na vida da Igreja. ” Serve como exemplo para que nós estejamos firmes no nosso caminhar. Pedimos sua intercessão para manter viva a nossa fé. Um Santo prá ser chamado de nosso”, definiu.
De outro lado, Ana Júlia, Alicia e Talita que pertencem a catequese das paróquias São Judas, Rosário e Perpétuo Socorro, classificaram como “legal”, participar da montagem do tapete eucarístico. ” Nós queremos o amor que a gente tem por Ele. Jesus ficou muito tempo na cruz e a gente veio hoje, fazer o mínimo por Ele. Nós fazer uma cruz e ali no fundo, a imagem de Nossa Senhora “, disseram.
Sapateiro de profissão, seu Olivino de Oliveira, de 88 anos, espiava da cerca de sua casa, a formação do tapete eucarístico. “Tá tudo muito lindo. Esta é a primeira que a procissão passa em frente a minha casa. Minhas filhas estão aí, participando, também”, contou.
Celebração e Benção
Já era perto do meio dia e a maior parte do trabalho de confecção do tapete eucarístico estava finalizado, faltando alguns últimos retoques. Às 15h, aconteceu a celebração solene na paróquia de Nossa Senhora do Rosário, com o povo reunido em torno da praça do Rosário. Em sua homilia padre Vandir Santo Freo, sacerdote Cavanis destacou a importância da Solenidade. ” A Eucaristia é o milagre que traz Cristo presente na nossa vida, justamente no momento que mais precisamos. A Eucaristia é o coração da Igreja, comunhão fraterna que todos nós devemos multiplicar em gestos eucarísticos” sublinhou. Logo após, o Santíssimo foi levado dentro de um ostensório para as ruas, em procissão seguida pelas comunidades das quatro paróquias locais, povo em geral.
Durante a caminhada, sacerdotes e diáconos se revezaram na condução do Santíssimo. No trajeto, foram lembrados pessoas doentes de Castro, o trabalho das pastorais, a tragédia que acometeu o Estado do Rio Grande do Sul, entre outras preces.
A tardinha, em frente a igreja Matriz de Sant’Ana foi dada benção aos presentes , extensiva a toda a cidade de Castro e seus habitantes, encerrando a Solenidade de Corpus Christ, no município.
Para o próximo ano, a Solenidade e Procissão de Corpus Christi já está marcada para sair da paróquia de São Judas Tadeu, na vila Santa Cruz, para a Matriz de Nossa Senhora Sant’Ana.
A seguir, você confere imagens do repórter fotográfico Renato de Oliveira, da montagem do tapete eucarístico de hoje, pela manhã e a procissão do Cristo Eucarístico.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!