Estátua de Miriam Novaes de volta à Praça João Gualberto antes de retornar ao Cemitério Frei Mathias
Da Redação
Uma peça de valor histórico e cultural para Castro foi produzida e agora substituirá a antiga. Trata-se da estátua que adornava o túmulo de Miriam Novaes, uma figura emblemática da cidade. Após ter sido roubada do cemitério municipal Frei Mathias, uma nova imagem em cimento, medindo aproximadamente 2 metros e pesando 300 quilos, foi produzida e exposta na Praça João Gualberto.
A nova estátua de Miriam, hoje, só existe graças ao trabalho incansável de Mayka Wogue, produtora e apresentadora do programa Língua solta, que mandou confeccionar a nova imagem, nos mesmos moldes da anterior, com o objetivo de recuperar parte da história, além de encantar e educar a população quanto a importância de preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade.
Mayka Wogue descreve a importância da estátua não apenas como uma peça de arte, mas também como um símbolo da história e da cultura local. Ela enfatiza a falta de conscientização quanto a preservação do patrimônio cultural da cidade e a necessidade de proteger esses tesouros históricos para as gerações futuras.
A estátua, produzida por Simeão Camargo Froes, ficou em exposição na Praça João Gualberto até às 15 horas de hoje (30), proporcionando à população a oportunidade de apreciar e reconectar-se com essa peça histórica. Após esse período, a estátua será levada no espaço deixado pela anterior, o Cemitério Frei Mathias, onde será colocada no túmulo de Miriam Novaes.