Espetáculo ‘Histórias Eletrizantes’ chega a Castro nesta terça-feira

Espetáculo ‘Histórias Eletrizantes’ chega a Castro nesta terça-feira

*Luana Dias

Alunos da rede municipal de ensino estão tendo a oportunidade de aprender mais sobre a energia elétrica e também se divertir, com a peça teatral Histórias Eletrizantes. O espetáculo visitou na segunda-feira (22), a cidade de Piraí do Sul, e ao longo dessa semana passará pelos municípios de Castro, Fernandes Pinheiro e Rebouças. Em Castro as apresentações ocorrem na terça-feira (23), com sessões pela manhã e à tarde na Escola Municipal de Vila do Rosário, e na quarta (24), também com sessões pela manhã e à tarde, na Escola Municipal José Nery Carneiro de Napoli.

De maneira lúdica e interativa, a apresentação aborda a prevenção de acidentes com energia elétrica, eficiência energética e consumo consciente de energia e água, destacando valores e atitudes de cidadania. Conduzido pelas peripécias dos personagens Jacuí e Maricota no mundo fictício de “Raiolândia”, o espetáculo tem em cena os atores Carlos Augusto Oliveira e Renata Voltolini, da Fabricando Produções de Curitiba. Através da apresentação de músicas e truques de mágica, os atores garantem a interatividade com a plateia, e ensinam jovens e crianças sobre o uso seguro da energia elétrica. As crianças receberam, por exemplo, orientações sobre situações bastante sérias como o perigo de se empinar pipas próximo a redes elétricas, de utilizar o celular ligado à tomada, e recebem dicas sobre como agir e prevenir casos de choques.

O projeto é promovido pela Secretaria Especial da Cultura do governo federal e realizado pela Associação Cultural Casa da Árvore, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da Copel. As apresentações seguem todos os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos públicos para prevenção a Covid-19, como a obrigatoriedade do uso de máscara durante o espetáculo, e número de alunos determinado de acordo com o espaço disponibilizado e as regras estabelecidas pelos municípios.

Sobre o espetáculo

O Espetáculo Histórias Eletrizantes completou cinco anos de sucesso e, para comemorar, circulará por 16 municípios paranaenses, totalizando 40 apresentações e um público de cerca de 12 mil crianças e jovens. As apresentações são sempre gratuitas e agendadas juntamente com as Secretarias de Educação dos municípios.

A turnê atual iniciou em 2020 pelos municípios de Piraquara e Pato Branco, mas precisou ser interrompida devido à pandemia do novo coronavírus. Agora, retoma as apresentações presenciais.

Durante o tempo em que ficaram longe dos palcos, Jacuí e Maricota produziram uma série de vídeos que está disponível na página Copel Pura Energia, no YouTube. A playlist “Educação – Iluminando Gerações” tem materiais dedicados a estudantes do Ensino Fundamental, que explicam como a energia é gerada e chega até as nossas casas, como evitar os principais tipos de acidentes com a energia elétrica e como economizar no dia a dia. O projeto também compartilha materiais didáticos e a cobertura das turnês pelo perfil Histórias Eletrizantes no Facebook.

*Com Assessorias

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!