Detentos em Castro realizam prova do Enceeja 2023

Detentos em Castro realizam prova do Enceeja 2023

Da Redação*

Custodiados da Cadeia Pública de Castro realizaram terça-feira e quarta-feira (17 e 18), provas do Encceja 2023, para nível ensino fundamental e ensino médio.

Em conversa com o diretor da unidade prisional, Elerson de Lima, descreveu que ao todo 21 presos tiveram interesse e realizaram a prova. Para o ensino médio, 11 reeducandos querem finalizar o ensino médio, enquanto 10 o ensino fundamental. As provas aconteceram pela manhã, das 9 às 13 horas, e na tarde até a noite, das 15 até 20 horas.

Elerson também destacou que presos de diversas idades fazem o teste. Como a unidade abriga apenas maiores privados de liberdade, eles possuem entre 22 e 56 anos e ainda não concluíram os estudos. Segundo o diretor “a prova é muito importante, pois fortalece a importância do estudo na unidade prisional e conduz o reeducando à possibilidade de conquistar uma vaga no ensino médio ou no ensino superior, além de contribuir para a remição da pena”, explica.

No Paraná, o Encceja PPL 2023 somou 10,1 mil inscrições de pessoas privadas de liberdade, o que representa ampliação de 21% em relação à edição de 2022, que teve 8,4 mil inscritos.

Encceja

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame tem a função de aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos em nível de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio para fins de correção do fluxo escolar. 

As provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular. A diferença está na aplicação, que ocorre dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração de cada estado.

No caso do Encceja, esta classificação é feita de acordo com a nota. Caso seja aprovado no exame, o apenado recebe 200 horas de remição e, caso não atinja a nota, apenas oito horas de remição.

O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo assim uma relevância multidimensional para a educação brasileira. O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade da oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

*Com AEN

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!