Luana Dias
A obra do Contorno Norte, que está sendo executada em Castro para fazer a ligação entre os dois distritos industriais do município, interligando as rodovias PR-151 e 090, começa a ganhar corpo, e chega a 5% do projeto já executado. Além do acesso ao Contorno, que está em fase final de execução, com 86% dos serviços já concluídos, os esforços agora estão concentrados nos primeiros seis quilômetros da rodovia, e etapas de terraplenagem e drenagem, além dos trabalhos iniciais para construção da estrutura que será base para a ponte que será erguida sobre o Rio Iapó.
A ordem de serviço foi assinada no mês de fevereiro, a obra começou no dia 22 do mesmo mês e a previsão de entrega do Contorno é até fevereiro de 2023.
A construção do Contorno Norte no município deve facilitar o escoamento da produção na região, desviando caminhões e veículos pesados do centro e área urbana da cidade, tirando-os de vias como a PR-340, há ainda a expectativa de redução no número de acidentes de trânsito registrados na região.
A primeira etapa da obra, ou seja, a obra de acesso, inclui o asfaltamento de quase três quilômetros, na estrada que liga a PR-340 ao novo Contorno, a construção de um viaduto no Cruzo, que faz a interseção entres as rodovias PR-090 e PR-340, com extensão de 30,6 metros, vão-livre de 5,5 metros e largura de 17,6 metros, e de uma rotatória em frente ao pátio de estacionamento de caminhões da empresa Cargill.
De acordo com o engenheiro Fernando Afonso Gaissler Moreira, o andamento desta etapa acabou atrasando em virtude do processo de desapropriações, necessárias para o avanço das obras, e que demoraram mais que o tempo previsto inicialmente, além de outras interferências, “como nascentes de água e falta de insumos no mercado, como aço para a construção do viaduto na interseção da PR 340, problema que tem afetado grande parte das obras no Brasil. Além disto a obra ainda sofre com os aumentos dos ligantes asfálticos, que somente este ano subiram mais de 40%”, destacou o profissional.
A segunda etapa é a construção do Contorno Norte e inclui o asfaltamento de 15,62 quilômetros na rodovia, entre a Cargill e a PR 151. Para esse trecho estão previstas quatro interseções: uma rotatória alongada no entroncamento com a estrada do Capão Alto, para acesso à região da Castrolanda, o entroncamento com a rodovia PR-090 e o acesso às indústrias Cargill e Evonik, um viaduto no entroncamento com a PR 151, com 27 metros de extensão, além da construção de trincheiras e de uma nova ponte sobre o Rio Iapó, com 320,60 metros.
A nova rodovia terá duas faixas de rolamento com largura de 3,6 metros; acostamentos de 2,5 metros e velocidade diretriz de 80 km/h. As pistas terão pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).
Contrato
A obra do Contorno Norte é parte do contrato CO 4299/OC-BR (projeto BR-L1434), com característica de ‘multimodalidade’ (rodoviário, aeroportuário, hidroviário e ferroviário), assinado em 20 de dezembro de 2017, que prevê um orçamento total de US$ 435 milhões (sendo US$ 235 milhões o valor do empréstimo, financiado pelo BID, e US$ 200 milhões o valor da contrapartida por parte do governo do estado), com prazo de execução de cinco anos. O contrato contempla: estudos e projetos, obras civis, supervisão de obras, apoio ao planejamento e logística, compensação ambiental e desapropriações, apoio à administração do programa, auditoria externa e monitoramento e avaliação.
Investimentos
O investimento no Contorno Norte é de R$ 78,98 milhões, provenientes do governo do Estado. A obra integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transporte do Paraná e foi viabilizada junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O valor da obra abrange os serviços de terraplanagem, pavimentação, ligantes betuminosos, drenagem, galerias celulares (bocas e corpos), sinalização, obras complementares e mobilização/desmobilização, além da ponte e viaduto.
O projeto executivo da Engemin foi financiado pelas empresas Castrolanda, Cargill e Evonik Degussa, com investimento aproximado de R$ 1,2 milhão, e a obra está sob responsabilidade do consórcio Gaissler Moreira Engenharia e Bandeirantes Engenharia.
Já a obra do acesso ao Contorno está sendo executada pelo consórcio de empresas Gaissler Moreira Engenharia e Via Veneto Constutora, e também integra o programa estratégico rodoviário, assim como, também possui apoio do BID. O valor é de R$ 13,17 milhões, e fazem parte das etapas a terraplenagem, pavimentação, drenagem, obras de arte, sinalização, obras complementares, ligantes betuminosos, iluminação, monitoramento arqueológico e educação patrimonial, a construção do viaduto, melhoria ambiental, e mobilização/desmobilização.
Histórico
O protocolo de intenções para a construção do Contorno Norte foi assinado em agosto de 2013, pelo então governador do Estado, Beto Richa, pelo ex-prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso e pelo então vice-prefeito, Marcos Bertolini, além de representantes da Cargill Agrícola S/A, Castrolanda Cooperativa Agroindustrial e Evonik/Degussa.
Em outubro de 2015 o Página Um anunciou que tinha sido aprovada pelo governo do Estado a abertura da licitação para a construção da primeira etapa da obra, e o documento de formalização da autorização para abertura da licitação, para construção da primeira parte do Contorno Norte, foi assinado pelo então secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, durante o evento de inauguração da indústria castrense Alegra.
Na época José Richa anunciou que a continuidade, incluindo licitação para a execução da segunda etapa da obra, dependia da conclusão do projeto, que foi desenvolvido pelas empresas Cargill, Castrolanda e Evonik. Conforme previsão do ex-secretário, as obras iniciariam em janeiro de 2016.
A primeira etapa do projeto, ou seja, construção do acesso ao Contorno Norte de Castro, com a pavimentação da estrada que dá acesso ao Parque Industrial, no entanto, só começou a ser executada no início de 2019, depois de quase dois anos de negociações e de mais de três, usados para readequações no projeto. Em dezembro de 2019 o atual secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse à reportagem do Página Um que cerca de 40% da primeira parte da obra estava concluída e que estava sendo finalizado um processo de desapropriação, segundo ele, de duas famílias, para que a construção do viaduto pudesse avançar.
Em fevereiro de 2020 foi realizada em Castro uma consulta pública sobre a construção do Contorno, para que a população pudesse conhecer o projeto, e contribuir com opiniões sobre seu avanço e intervenções. E, os serviços, para a execução da segunda parte da obra de fato começaram em fevereiro deste ano.