Comércio não deverá abrir muitas vagas temporárias neste ano

Comércio não deverá abrir muitas vagas temporárias neste ano

Luana Dias

Apesar de as expectativas serem mais positivas que as do ano passado, o Natal de 2021, conforme indicativos econômicos e a percepção dos comerciantes, ainda não será suficiente para dar o fôlego que o comércio vem esperando. Mesmo sendo a época mais esperada do ano pelo varejo, a data vem com muita cautela, e não permite, por exemplo, programação de contratações temporárias numerosas. É o que mostra uma consulta realizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP), junto a associados de vários segmentos do varejo. Segundo os dados da pesquisa, os empresários estão cautelosos quanto ao desempenho da economia nos próximos meses.

Sobre a tendência de contratações temporárias para o período de Natal, a consulta mostrou que apenas 24% abrirão vagas para as vendas de fim de ano, contra 76% que, pelo menos até agora, não pretendem contratar. Dos que pretendem contratar, 75% acreditam que o número de temporários deverá ser no máximo 10% maior do que no ano passado.

Porém, esse não é o único fator que mede as expectativas do empresário do setor, e, em geral, mesmo com reservas, eles esperam por um Natal de vendas mais aquecidas do que as registradas em 2020. Prova disso é que, segundo a pesquisa da ACP, mesmo sem a previsão de ampliar o quadro de funcionários, a maioria dos consultados se declara otimista com relação à movimentação do Natal: 69% deles. Se declararam pessimistas apenas 10% e estão indiferentes (sem um sentimento claro) 21%. Sobre a expectativa em relação às vendas, 30% esperam que seja menor do que em 2020 e 70% esperam crescimento.

Do total de consultados, 53% informaram que ainda não recuperaram os níveis de venda pré-pandemia, enquanto 36% já recuperaram e 11% disseram que não foram afetados.

Em Castro deverá ocorrer mais contratações que em 2020

A reportagem ouviu o Sindicato do Comércio Varejista de Castro (Sindicastro) e segundo o órgão, ainda não é possível falar em percentual, mas neste ano o comércio local deve investir mais em contratações temporárias que em 2020. De acordo com o gerente executivo da entidade, Eurico Teixeira, por aqui as empresas também estão mais otimistas. “Ano passado o comércio passou muitos meses de portas fechadas, e passamos o ano inteiro com muitas restrições, e isso gerou muita insegurança, já este ano as expectativas são melhores. O pessoal tem pedido e estão em busca de alguns temporários já”, destacou ele.

Eurico também mencionou outro ponto positivo, que pode se concretizar através das contratações de final de ano. Conforme lembrou ele, aqueles que se destacarem nas atividades e no atendimento podem se tornar funcionários fixos da empresa. “Os bons funcionários geralmente são contratados permanente”, finalizou o gerente do Sindicastro.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!