Comerciantes esperam aquecer venda de flores na véspera de finados

Comerciantes esperam aquecer venda de flores na véspera de finados

Luana Dias

Comerciantes locais contam com o hábito do consumidor, de deixar as compras para a última hora, para aumentarem a venda de flores e de velas adquiridas para este feriado de finados. Apesar de algumas pesquisas, feitas por instituições que estudam o comportamento e a expectativa de compras terem apontado para uma demanda maior neste ano, num comparativo com a mesma época do ano passado – já que houve redução nas restrições impostas pela pandemia – os trabalhadores do setor ouvidos pela reportagem na sexta-feira (29), relataram um fluxo de vendas abaixo do esperado.

Mas, como bem citou Andrea Marques Bertassoni, que é funcionária de uma floricultura castrense, muitos brasileiros deixam para adquirir as flores que levarão ao cemitério ou nas cerimônias de homenagem aos seus entes queridos, na véspera, ou mesmo no dia de finados. Não por acaso, esse é um feriado em que muitos estabelecimentos comerciais atendem normalmente, durante todo o dia, ou pelo menos em meio período. “Por enquanto estamos vendendo devagar, mas o pico é a partir de amanhã. Acredito que o movimento maior vai acontecer no sábado, no domingo e na segunda, mas também têm os que deixam para comprar as flores no feriado, porque o brasileiro deixa tudo para a última hora. Aqui nós vamos trabalhar até meio dia na terça”, explicou.

Andreia também explicou que levando em consideração a demanda registrada ao longo dessa semana, é possível concluir que as vendas serão iguais ou discretamente superiores às registradas em 2020.

Já a comerciante Josielma Mendes acredita que as vendas deste ano não devem superar as do ano passado. Ela igualmente espera por maior movimentação nos próximos dias, mas afirmou que a procura está abaixo do que ela se programou para vender.  A empresária também mencionou o aumento da concorrência, como fator comprometedor de resultados, sobretudo nesta época, quando supermercados e outros estabelecimentos também investem mais em flores; e, o fato de o feriado estar próximo de um final de semana, o que facilita muitas pessoas estarem em viagem. “Considerando tudo isso, eu acredito que neste ano vamos vender um pouco menos do que no ano passado”, destacou.

Outros comerciantes e funcionários de supermercados ouvidos pela reportagem afirmaram ainda que as vendas deste ano devem ser iguais às do mesmo período do ano passado. Os itens mais vendidos são as flores e as velas, e mesmo aqueles que apostaram numa compra maior este ano, estão considerando a possibilidade de encerrar a temporada com vendas semelhantes a do ano anterior.

Programação das paróquias

O dia de finados conta com programação especial nas paróquias do município. Na matriz Nossa Senhora do Rosário haverá missa às 9 horas, mas os padres também irão celebrar às 7 horas, no Cemitério Nossa Senhora do Rosário, e às 19h30, na Capela São José.

A matriz de Sant’Ana irá realizar missa às 9 horas. A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro terá missas às 8 e às 19h30, e a matriz de São Judas Tadeu realizará missa às 8 horas na comunidade de Rio Abaixo, às 10 horas na comunidade do Guararema e no Cemitério Frei Mathias, e às 14 horas nos Agostinhos.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!