Castrolanda participa do Festival Folclórico do Paraná

Castrolanda participa do Festival Folclórico do Paraná

Da Assessoria

A Colônia Castrolanda marcará presença no 60º Festival Folclórico e de Etnias do Paraná. No dia 21 de julho, às 20h30, o Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC), o Grupo Folclórico Infantil da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda e o Boerenkoor (Coral de Fazendeiros) levarão um pouco da cultura holandesa para o palco do Teatro Guaíra, em Curitiba. A apresentação será o encerramento desta edição do festival que teve início no último dia 11.

Esta será a primeira edição presencial do evento desde 2019, que teve edições online em 2020 e 2021 em virtude da pandemia. A coreógrafa do GHFC, Miriam Wanderbist, conta que há uma grande ansiedade para o retorno e que isso tem demandado uma dedicação imensa de todos os participantes. “Estamos com ensaios intensos e que tem durado o dobro do número de horas que normalmente ensaiamos. Tudo para entregar um trabalho impecável que o Festival e o público merecem”.

Para esta edição, o GFHC levará músicas inéditas recuperadas e outras mais atuais. Miriam Wanderbist destaca ainda que neste ano, o grupo conta com mais integrantes novos do que veteranos, entre eles, um integrante com condições especiais. “É gratificante ver aumentar o número de participantes, isso mostra que o nosso trabalho tem despertado o interesse neles. Também ficamos felizes em contar com um participante com condições especiais, que demonstra que a dança é para todos e a necessidade de inclusão social”.

O gerente do Centro Cultural Castrolanda (CCC), Rafael Rabbers, destaca a importância do Festival Folclórico para a manutenção da cultura holandesa dentro da Colônia Castrolanda. “Sem dúvidas é a grande apresentação do ano e que ajuda a manter unido os nossos grupos culturais. E o mais legal é que muitos dos integrantes atuais são filhos ou netos de ex-participantes que também participaram do festival, então é uma importante ferramenta para manter a nossa cultura e a história dos imigrantes”.

O Festival Folclórico é realizado desde 1958 e Castrolanda esteve presente em quase todas as edições. Neste ano, além dos grupos de Castrolanda, outros 15 grupos se apresentarão ao longo de 11 noites de apresentação, entre os dias 11 e 21 de julho, no Teatro Guaíra, em Curitiba. Os ingressos para a apresentação dos grupos de Castrolanda estão sendo vendidos com os integrantes dos grupos e na secretaria do Centro Cultural Castrolanda.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!