Castrolanda conquista prêmio SomosCoop de excelência em gestão

Castrolanda conquista prêmio SomosCoop de excelência em gestão

Da Assessoria

A Castrolanda foi reconhecida nacionalmente como um modelo de gestão e boas práticas no cooperativismo durante a entrega do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, promovido pelo Sistema OCB, na terça-feira (7). A cooperativa conquistou a faixa Ouro do nível ‘Primeiros Passos para a Excelência’, que reconhece as boas ações das organizações no processo de melhoria de gestão e governança.

A premiação ocorre a cada dois anos e recebeu, nesta edição, a inscrição de 310 cooperativas de todo o país. A avaliação envolveu a participação de 70 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), com um total de 80 pessoas envolvidas diretamente em todo o processo.

De acordo com a Supervisora do Escritório de Processos da Castrolanda, Reciane Horne Correia, o prêmio mostra o quanto a cooperativa conquistou em relação aos requisitos de gestão e governança, além de refletir as boas práticas nestes dois aspectos.

“Iniciamos um trabalho olhando para os requisitos que o prêmio exige, mas adequando-os ao nosso modelo de negócio e o que precisaríamos desenvolver frente às necessidades do mercado. Trabalhamos um plano de ação voltado para colaboradores, cooperados e clientes, que resultou em grandes melhorias nos processos internos”, explica.

Reciane ainda conta que a cooperativa já iniciou os trabalhos em cima de um plano de ação que atenda aos requisitos da próxima faixa da premiação (Compromisso com a Excelência) e que também possa ser escalado para o nível mais alto (Rumo à Excelência). “Identificamos o que ainda não temos implantado e o que precisa ser no próximo biênio. O prêmio acontece a cada dois anos, mas o modelo de gestão Castrolanda é contínuo. Acredito que a premiação seja uma consequência de um modelo implementado, trabalhado e melhorado dia após dia e que vem trazendo resultados positivos”, avalia.

Diretor Executivo da Castrolanda, Seung Lee explica que o processo de melhoria de gestão e governança é um dos alicerces do planejamento estratégico interno, que traça caminhos para o desenvolvimento econômico e sustentável da cooperativa. “Quando fortalecemos nossos pilares, como é o caso da governança, nos aproximamos ainda mais dos nossos objetivos frente ao mercado e à sociedade. Resumidamente, é necessário que uma corporação ‘arrume a casa’ primeiro para depois pensar e projetar qualquer crescimento”, conta. 

Redação Página 1

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