Castrolanda apresenta programa de cooperativas escolares em Encontro de Formação de Professores do Rio Grande do Sul

Castrolanda apresenta programa de cooperativas escolares em Encontro de Formação de Professores do Rio Grande do Sul

Incentivar o cooperativismo entre crianças e jovens é um dos pilares da Castrolanda. Na última semana, a Cooperativa participou do Encontro de Formação de Professores de Cooperativas Escolas do Rio Grande Sul (RS). Durante o evento, foi apresentado o Programa Crescer e Cooperar, que trabalha os princípios do cooperativismo nas escolas de ensino fundamental I e II e ensino médio nas regiões de atuação da Castrolanda.

A participação no encontro veio a partir do convite da Marini Coop, empresa que presta consultoria à Cooperativa desde a implementação do Crescer e Cooperar. O Analista de Cooperativismo, Jhonatan Bonfim, representou a Castrolanda no evento e apresentou o programa em Candelária, Carlos Barbosa, Bom Princípio, Espumoso e Campos Borges.

O colaborador conta que as visitas aos municípios proporcionaram uma troca de experiências com outros projetos de cooperativas escolares. “Sem dúvidas, agreguei muito conhecimento durante essa semana e fui recebido de portas abertas para apresentar nossa Cooperativa a eles. Como visamos a expansão do Crescer e Cooperar, essa troca ajuda a esclarecer dúvidas sobre como agir em todas as situações. Por não ser um programa “engessado”, a implantação ocorre conforme a realidade de cada escola”, relata Jhonatan.

Sobre o Crescer e Cooperar

A Castrolanda é pioneira no setor do agronegócio brasileiro a implementar as cooperativas escolares nas regiões onde atua. O Programa Crescer e Cooperar teve início em 2015, em uma iniciativa da Comissão Mulher Cooperativista, que identificou em um treinamento de lideranças que não existia nenhum programa da Cooperativa voltado a alunos e crianças. Então, as mulheres buscaram informações, realizaram briefing, viagens de conhecimento e trouxeram a primeira parceira: a Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda. A partir de um projeto piloto, foi fundada a primeira cooperativa escolar em 2018, nomeada CoopEECC.

As atividades do Crescer e Cooperar são realizadas em período de contraturno, com a condução de um professor, e precisam atender aos princípios do cooperativismo, iniciando pela livre adesão, ou seja, o programa é para aquele aluno que realmente quer participar. Além da Escola Evangélica, o Colégio Emília Erichsen terá sua cooperativa escolar fundada no mês de março e, no final do ano, está prevista a constituição de mais duas cooperativas escolares: no Colégio Fabiana Pimentel e na Escola Estação do Tronco.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!