Castro terá nas suas estradas caminhões elétricos em projeto pioneiro de transporte sustentável

Castro terá nas suas estradas caminhões elétricos em projeto pioneiro de transporte sustentável

Vinicius Machado
Especial Página Um News*

A cidade de Castro está prestes a contribuir rumo ao transporte rodoviário sustentável. Entre a rodovia Parigot de Souza – a PR-090, km 65, e o acesso pela rodovia BR-376, km 590, uma frota de caminhões elétricos estará em operação, marcando o início de um projeto pioneiro no país que terá Castro como rota.A autorização entrou em vigor nesta sexta-feira (3), conforme publicação do Diário Oficial da União (DOU).

O governo federal autorizou a circulação, em caráter experimental e por período prefixado, das combinações de veículos de carga (CVC) dotados de caminhões-tratores elétricos, objetos da Fase 1 do Projeto de Pesquisa sobre Caminhões Elétricos para Transporte Rodoviário de Carga (Projeto BEV). Este projeto é coordenado pelo Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran), com apoio da Volvo do Brasil Veículos Ltda., e supervisionado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Além do trecho da PR-090 (Estrada do Cerne), outras rodovias da Região Metropolitana de Curitiba, Vale do Ribeira (São Paulo), Rio Grande do Sul e Minas Gerais receberão os testes dos CVC’s, o que demonstra a importância do teste no país.

Objetivo

O objetivo do Projeto BEV é realizar estudos e verificações que possibilitem estabelecer parâmetros específicos para a regulamentação sobre limites de peso por eixo para caminhões e caminhões-tratores que utilizem tração exclusivamente elétrica. Neste primeiro momento, serão 11 veículos elétricos que farão parte do experimento.

Benefícios

A implementação destes caminhões elétricos não apenas marca um avanço tecnológico, mas também representa um compromisso com a redução das emissões de gases de efeito estufa e a promoção da sustentabilidade ambiental. Os veículos elétricos são conhecidos por sua eficiência energética e pela diminuição significativa da poluição sonora e atmosférica em comparação com os veículos movidos a combustíveis fósseis.

Além disso, a introdução destes caminhões elétricos também pode representar uma mudança significativa na economia local e regional. Com a redução dos custos operacionais associados aos combustíveis tradicionais, as empresas de transporte podem experimentar uma maior rentabilidade, ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação do meio ambiente.

*Com DOU e GPT

Redação Página 1

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