Castro terá Dia do Orgulho LGBTQIA+

Castro terá Dia do Orgulho LGBTQIA+

Luana Dias

Aprovado em segunda votação, na sessão ordinária de quarta-feira (18), o projeto de lei do vereador Maurício Kusdra institui em Castro o Dia do Orgulho LGBTQIA+, que deverá ser celebrado anualmente em 28 de junho, mesmo dia em que em diversas cidades brasileiras, assim como em outros países, também é comemorado o mesmo tema. “A intenção é a universalização desse dia”, destacou Maurício.

O projeto, quando foi apresentado pela primeira vez em plenário, recebeu pedido de vistas do vereador Joel Fadel, já na próxima sessão, foi aprovado pela maioria dos treze vereadores, e, em segunda votação, recebeu 10 votos favoráveis (), e dois contrários (vereadores Juvenil e Gerson Sutil). A proposição segue agora para sanção do prefeito, que tem o prazo legal para sancioná-lo, caso o chefe do Executivo não o faço, o projeto então retorna para a Casa de Leis e pode ser sancionado pelo presidente. Segundo Kusdra, no entanto, a expectativa é pela sua sanção, já no Executivo.

De acordo com o vereador, através da aprovação do projeto pretende-se, além de dar voz à comunidade LGBTQIA+, também proporcionar um dia de marcha e de luta contra a violência e o preconceito sofrido não somente por pessoas que fazem parte desse grupo, mas por todas as minorias. “A ideia é que tenhamos um dia para a comunidade pensar em atividades, em atos, que lutem, não por mais direitos, mas por direitos iguais. Castro pode não suportar uma marcha LGBTQIA+, mas esse projeto deve abrir espaço para que a comunidade se una e lute pelo respeito e direitos tão necessários, assim como para que o poder público pense em pautas e ações que possam contribuir com a garantia desses direitos, afinal, sabemos que os gestores, em sua administração, não devem deixar nenhum público de fora de suas ações. Nossa luta também é resistência, e ultimamente, devido a todos os ataques que temos recebido, é ainda mais necessário que nos unamos e que lutemos pelo respeito a todos”, ressaltou o vereador.

Repercussão e ataques pessoais
Antes mesmo de ser aprovado, o projeto de lei de Maurício Kusdra já era alvo de fortes discussões, sobretudo, nas redes sociais. Muitos internautas posicionaram-se contrários e dirigiram diversas críticas a proposição, mas, muitas pessoas também defenderam a aprovação e destacaram a importância do projeto e das possibilidades que ele abre para o público LGBTQIA+.

Ao conversar com a reportagem, o vereador destacou tamanha repercussão e revelou que também sofreu ataques pessoais. Ele ainda disse que já esperava que o projeto provocasse muitos ruídos, mas também relatou que as manifestações favoráveis e de apoio, superaram as críticas e as hostilidades. “Eu já esperava pela repercussão, por ser uma questão polêmica, mas também houve muito ataque pessoal, muito ódio e preconceito mascarado, de pessoas questionando, por exemplo, qual a necessidade de um projeto como esse. Mas também teve muito apoio, dentro e fora do âmbito do município, e as manifestações de amor superaram as de ódio”, explicou o vereador.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!