Castro registra 13 casos de Covid-19, segundo último boletim divulgado
Matheus de Lara
Com a preocupação do aumento de casos da Covid-19 e da nova variante Ômicron, as notificações vem acelerando e preocupando em todo o mundo. Além dessas doenças, o Brasil tem a Influenza A H3N2, que nos últimos dias vem gerando onda de contaminação.
Conforme boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Castro registrou entre terça-feira (28 de dezembro) e segunda-feira (3), 13 novos casos de Covid-19. Desde o início da pandemia, o município confirmou 12.286 casos e 248 óbitos. Até o momento, 12.031 pessoas estão recuperadas, e sete segue em isolamento. Sete casos estão em análise e 151 foram descartados.
Sobre o porque do aumento de casos em Castro, a secretária municipal de Saúde, Maria Lídia Kravutchke, disse para a reportagem do Portal P1 News que “em relação ao boletim, está última semana houve aumento, o que já era esperado em virtude das festividades de final de ano”.
O vacinômetro aponta que 58.334 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante contra o coronavírus; 53.239 a 2ª dose; 4.945 a 3ª dose e 3.102 moradores tomaram a dose única.
H3N2
Por outro lado, o Paraná divulgou na segunda-feira (3), 224 casos em um único dia. Com isso, desde o começo dos registros, soma 262 diagnósticos e um óbito. Dentro dos casos de H3N2, três foram confirmados para a cepa Darwin, sendo um caso em Castro e Pato Branco (duas mulheres de 23 anos) e outro no Rio Negro (homem de 22 anos).
A reportagem entrou em contato com a enfermeira Charlini Ferreira Regatiere, para saber quantos casos confirmados da Influenza tem em Castro, e as diferenças de sintomas entre os vírus da gripe e Covid. Disse que só retornaria nesta quarta-feira (5).
Flurona
Nesta semana, o Brasil está registrando casos de contaminação dupla por Covid-19 e Influenza, que está sendo diagnosticado como ‘flurona’. Até o momento vários casos foram confirmados em cinco estados.