Castro confirma dois casos de Influenza H3N2

Castro confirma dois casos de Influenza H3N2

Matheus de Lara

O aumento no número de casos de Influenza A H3N2 cria incertezas sobre as festas de fim de ano. O número de casos da gripe se espalhou em pelo menos onze estados do país, e nesta sexta-feira (17) foi confirmado 13 casos no Paraná, dois deles em Castro, a única cidade da região dos Campos Gerais a registrar.

Outros municípios paranaenses que registraram o vírus são Pinhais com dois casos, além de Guarapuava, Pato Branco, Campo Mourão, Tapira, Maringá, Cornélio Procópio, Toledo e um caso de Resende (RJ) sendo atendido na Unidade Básica de Saúde de Rio Negro. Desses casos, seis são do sexo feminino e sete do sexo masculino. As idades variaram entre 11 e 83 anos.

A reportagem do P1 News conversou com a secretária municipal de Saúde, Maria Lídia Kravutchke, a qual disse que os pacientes contaminados residem em Castro. “Uma é gestante que faz pré-natal em Curitiba através de outro município da região, e mora no interior. Outra é uma criança de 11 anos que reside na área urbana, onde um familiar esteve em São Paulo. Ambas estão medicadas”. A secretária também enfatizou que pessoas que estiveram contato com esses pacientes estão sendo chamadas para exames.

Maria Lídia descreve que os cuidados são os mesmos da Covid, usar máscara, fazer a higienização e evitar aglomeração. Segundo ela, “estamos em alertas porém tranquilos; temos medicação necessária em estoque e também 1.360 doses de vacina a disposição nas Unidades Básicas de Saúde até dia 22 de dezembro. Nas datas 27, 28, 29 e 30 de dezembro, até às 11 horas, abriremos somente para vacina contra gripe na Unidade de Saúde Bom Jesus”, afirma.

Para a secretária, “o importante é que a população se proteja estando sempre de máscaras e em ambiente arejado. Importante tomar a vacina quem ainda não tomou, especialmente crianças a partir de 6 meses”, finaliza.

Foto: Divulgação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!