Castro começa a vacinar segunda dose da Coronavac

Castro começa a vacinar segunda dose da Coronavac

Matheus de Lara

Desde o sábado (13) a Secretaria Municipal de Saúde de Castro já aplica a segunda dose da Coronavac, vacina produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Os grupos que já receberam essa nova dose até segunda-feira (15), são os profissionais de Saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), além dos profissionais do Hospital Cruz Vermelha e da Atenção Primária à Saúde. Nos próximos, deverão ser vacinados os demais grupos.

De acordo com o mais recente boletim divulgado pela Saúde da Prefeitura de Castro, 459 doses foram aplicadas nessa segunda fase, das 595 recebidas. Quanto aos números da primeira dose, onde grupos prioritários estão tomando gradativamente, das 1.275 vacinas recebidas, entre Coronavac e Astrazeneca (doses a mais), 1.299 foram aplicadas.

Após vacinar 150 idosos com 90 anos ou mais, desde a semana passada iniciou-se a aplicação da vacina aos idosos com 89, 88 e 87 anos. A vacinação acontece em frente a Unidade Básica de Saúde Bom Jesus por meio do Drive-Thru. Os idosos acamados, estão sendo atendidos em casa por meio de agendamento.

Em entrevista à reportagem do Página Um News, a secretária de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, explica que a próxima etapa da vacinação para os demais grupos, ainda não tem data certa para acontecer. “Acabando a vacina não temos certeza. Não sei quando que vem e para que público que vem, e o que eles vão eleger como prioritário”, disse.

Esclarece a secretária que a vacinação acontece de forma tranquila. “São públicos específicos, como os profissionais de saúde, e idosos, que é uma faixa etária limitada. Por enquanto está sendo tranquila, porque não vieram muitas doses, e não está tendo adesão de todos”, analisa.

Casos

Desde o início da pandemia, Castro registrou 4.731 casos e 66 óbitos por Covid-19. Somente na segunda-feira (15), 17 casos foram registrados e o 66° óbito de um homem de 81 anos que encontrava-se hospitalizado, ocorrido em 11 de fevereiro, foi confirmado. Durante o final de semana foi registrado o 65° óbito, de uma mulher de 78 anos, que também encontrava-se hospitalizada até sexta-feira (12).

Até agora 4.585 pacientes já se recuperaram, 65 pessoas encontram-se em isolamento domiciliar, nove seguem internados em leito regular, seis estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 108 casos seguem em análise.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!