Luana Dias
Castro registrou 230 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de pessoas que testaram positivo para doença para 13.307. Esse é o maior número de novos registros em único dia, inclusive, nem no auge da pandemia, ocorrido no município entre os meses de abril e julho do ano passado, não foram registrados mais de 200 casos de um dia para outro, nenhuma vez.
Com o aumento dos casos em números alarmantes, também aumentou significativamente a demanda por atendimentos nas unidades de saúde do município, sobretudo, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Além disso, a rotina nas empresas também já mudou, com a chegada da nova onda de contágio. Em muitas delas, tem sido necessário suspender temporariamente as atividades e atendimento, devido ao período de afastamento e isolamento, exigidos de quem testa positivo ou apresenta sintomas da Covid-19.
Só em isolamento domiciliar estão atualmente 529 castrenses, de acordo com o boletim desta terça-feira (25), da Secretaria Municipal de Saúde. Também estão sendo monitoradas 13 pessoas, consideradas com suspeita da doença.
A cidade também voltou a registrar óbitos em função da Covid. Na sexta-feira (21) faleceu um homem, de 79 anos de idade, e na terça-feira (25), uma mulher, de 76 anos. No total, o município perdeu 250 vidas, por contágio pelo coronavírus, desde o início da pandemia. Estão internados três pacientes, dois em leito regular de hospital e um na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Maria Lidia descarta novas restrições e reafirma eficácia da vacina
Nesta terça-feira (25) a reportagem do Página Um News conversou com a secretária municipal de Saúde de Castro, Maria Lidia Kravutschke. Ela afirmou que mesmo com o aumento no número de casos, a cidade não deve adotar medidas mais restritivas em espaços coletivos, pelo fato de a população estar, em sua maioria, imunizada, graças a aplicação da primeira e segunda doses da vacina.
A secretária destacou o fato de poucas pessoas estarem necessitando de internamento, e lembrou que só no dia de hoje, 810 doses do imunizante (terceira dose) foram aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde de Castro.