Matheus de Lara
Entre segunda-feira (24) e até quinta-feira (27), o Departamento de Geociências e o Programa de Pós-Graduação em Geografia promove a XXVIII Semana de Geografia, evento que acontece na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). No primeiro dia de sua realização, o castrense e artista plástico Irineu Alves participou expondo seus quadros, além de elaborar três obras-primas em conjunto com a orquestra sinfônica de Ponta Grossa. Durante esses dias, acadêmicos, professores e profissionais da Geografia participam do evento.
De acordo com a organização do evento, o objetivo do encontro é debater conhecimentos geográficos para compreensão das relações que ocorrem entre sociedade e natureza, de modo a aprimorar a formação de geógrafos, professores, e demais interessados. “Também terá como objetivo refletir sobre as boas práticas atreladas ao cuidado com o meio ambiente no exercício profissional de geógrafas, geógrafos, professoras e professores, e de como a Geografia pode contribuir para a compreensão das diferentes formas de organização social, práticas humanas e usos do espaço para planejamento e ordenamento de uma humanidade resiliente e mais igualitária”, destaca a organização.
A Semana de Geografia também conta com palestras de professores convidados, apresentação de trabalhos, oficinas e mini cursos, saídas de campo de cunho cultural no centro de Ponta Grossa, e espeleológicas em Castro, além de uma confraternização no último dia.
A reportagem do Página Um News conversou com Irineu Alves que participou do evento. Para ele “foi um grande prazer ter participado da semana, e ainda acompanhando essa magnífica orquestra, onde a gente pode fazer essa integração com o público de Ponta Grossa, uma coisa recente, porque tenho muitos trabalhos feitos antigamente, mas esse me deu muito prazer em participar”, enfatiza Irineu.
O artista também lembrou que no momento do evento confeccionou três obras. “Uma foi sorteada entre os presentes, outra de Adoniram Barbosa, doada ao maestro; e a terceira, um retrato de uma integrante da orquestra. Todas foram feitas ao vivo, durante a execução do repertório”.
Sobre a participação do castrense na Semana de Geografia, a geógrafa e professora do curso de Geografia da UEPG, Karin Linete Hornes, além de ser coordenadora do evento junto com Fabelis Manfron Pretto, disse que “o motivo de Irineu ser a pessoa indicada para apresentação é porque ele é um dos únicos aqui do Paraná que faz esse tipo de apresentação, que é realizada diante de um repertório com tempo definido, com a pintura sendo realizada em concomitância com esse repertório. Então, o professor consegue expressar essa sensibilidade ouvindo a música e colocando esses movimentos todos na tela”.
Fotos: Andrea Tedesco