Carnaval fora de época atraía milhares de pessoas

Carnaval fora de época atraía milhares de pessoas
Desfile começava na Cipriano Marques e percorria a extensão da Praça Manoel Ribas

Da Redação

Era o ano 2000. O mundo atravessava de século e de milênio, e em seu início, já contava com nova festa: a do Carnaval fora de época. E, Castro não ficava para trás quando o assunto era a folia.

Sobre a gestão do prefeito Claudioni Braga, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de acompanhar em apenas um domingo, o bom, tradicional e tranquilo Carnaval na cidade, destacou o então coordenador de Cultura à época, Izidro Constantino Guedes, que comandava todo o desfile.

Em conversa ao Página Um News, Guedes lembrou da importância que eram os desfiles para a economia da cidade naquela época, em que a população não passava o período longe de Castro, pois a cidade oferecia distração. Guedes conta que a economia girava mais devido ao ciclo de consumo que o consumidor fazia: ao comprar um produto, o dinheiro ficava para Castro, diferente da época de rodeios e shows no município, em que boa parte da renda vai para fora.

Izidro Guedes também comentou que na única edição daquele Carnaval, mais de 20 mil pessoas estavam concentradas nas ruas do centro, em especial a Cipriano Marques. “Era rentável e tranquilo, não teve registro de briga”, lembra o empresário.

Como os carnavais aconteciam na terça-feira nas cidades de Tibagi e Ponta Grossa, seria difícil competir com a tradição delas.

Na época, em Castro, haviam três escolas de samba, que desfilavam até mesmo com fantasias ‘sustentáveis’, já que era aproveitado panos, lonas de caminhão e diversos outros produtos para a confecção dela.

“Tinha hotéis e restaurantes cheios”, lembra Guedes, se referindo a economia local. Segundo ele, em torno de 1200 pessoas desfilavam nos carros alegóricos e no corso.
Mas a festa momesca não parava por aí. Em fevereiro e março, o Carnaval voltava a Castro, para edição tradicional. No fora de época, Izidro lembra que trouxe trio elétrico para Castro pelo preço três vezes menor que o ofertado em fevereiro e março.

Confiante, Izidro Guedes se coloca a disposição para compor diretoria para organizar um futuro Carnaval à população, e competir com o tradicional de Tibagi e Ponta Grossa.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!