Bira e Régis são demitidos da rádio Antena Sul em menos de 72 horas

Bira e Régis são demitidos da rádio Antena Sul em menos de 72 horas

Da Redação

Em menos de 72 horas, dois profissionais de comunicação, locutores e líderes de audiência em seus programas na Rádio Antena sul FM, foram demitidos sem aviso prévio. A notícia caiu como uma bomba e chamou a atenção da reportagem do Página Um News depois que Ubiratan Debetil (Bira) e Régis Moreno, postaram nas redes sociais, através de gravações em vídeo, a surpresa de suas saídas e aproveitaram o momento para agradecer ouvintes, patrocinadores e amigos.
Com duas passagens pela Antena Sul FM, a primeira em fevereiro de 2001 até outubro de 2002, época em que exerceu a vereança; e de 1 de junho de 2009 até 19 de outubro de 2020, ou seja “11 anos, 14 meses e dezoito dias”, o radialista que comandava o Programa ‘Bira o Repórter’, disse que às 6h42 da manhã de segunda-feira (19) recebeu um áudio curto, de 16 segundos, de um dos diretores da rádio, pedindo para que às 10 horas ele fosse até a sede da emissora, pois gostaria de conversar, e que o programa não iria ao ar. Na sequência recebeu a informação “deles” que estava demitido.
Perguntado se em algum momento foi pressionado a pegar leve nas entrevistas, ou até em seus posicionamentos, Bira disse que não, que no seu programa sempre havia liberdade para expressar sua opinião, “nunca fui tolhido de falar as coisas, e quando falava alguma coisa indevidamente, eu era chamado e recebia um puxão de orelha, algo nada mais que normal. “Pelo programa ter essa liberdade, até mesmo dos entrevistados falarem e ficarem muito à vontade, ele [programa] criou uma identidade própria”, destacou o entrevistado.
Indagado se houve alguma pressão externa para o demitirem, Bira que apresentava um programa policial de segunda à sexta-feira, de meio-dia a uma hora, disse que em matéria profissional ele não vê o por que de sua demissão, uma vez que sempre primou pela responsabilidade no trabalho, tanto em relação aos ouvintes, quantos aos patrocinadores, “mas se houve pressão externa, essa pergunta tem que ser feita para quem me demitiu”, disse.
Questionado se não acha estranho ter ganho a conta em ano político, Bira respondeu que “estranho é quando a gente defende os bons costumes do cidadão de bem, quando a gente diz que o ladrão do dinheiro público deve ir para a cadeia, e quando a gente diz que ladrão é ladrão, e ladrão deve ser preso, com certeza deveria estar incomodando. Sempre defendi as polícias, as promotorias, e combati aquele ladrão que está roubando o dinheiro público. Estranho a gente combater tudo isso e depois, simplesmente, não estar mais na rádio. Com certeza o ladrão, o maconheiro, o criminoso, o político safado, esses estão felizes. E, eu digo para eles que Deus dê em dobro tudo que desejarem para mim”, alfinetou Bira.
Questionado se sai frustrado, o radialista disse que “saio agradecido da rádio Antena Sul por ter feito o meu trabalho. Mudei o meu programa para que o ouvinte recebesse a notícia, as vezes muito triste, de uma forma mais engraçada, sem menosprezá-la. Quanto a rádio, nesses 11 anos, ela foi muito boa, com pessoas maravilhosas, desde a mulher do cafezinho até meus colegas de trabalho. Saio frustrado por não ter podido me despedir do ouvinte, aquele que mandava mensagem diariamente, do ouvinte do mundo todo, do Japão, de outros estados, do Maranhão, pessoas que sempre prestigiaram o meu programa. De não poder agradecer os meus patrocinadores e à Deus. Nem isso pude fazer. Agora estou tranquilo, porque o futuro à Deus pertence, e a vi da é uma roda da fortuna, as vezes estamos encima, em outras, embaixo”, pontuou Bira.
Questionado se a sua demissão tem a ver com o seu posicionamento favorável a Marcelo Menarim e Ricardo Cardoso, candidatos a prefeito e vice nas eleições de 15 de novembro, contrariando o posicionamento dos diretores da rádio que apoiam outro nome, inclusive um deles concorre à reeleição pela terceira vez, Bira disse que não e esclarece: “quanto funcionário sempre fui leal aos meus patrões, agora, politicamente, cada um tem o seu posicionamento. Como não sou mais funcionário da rádio, eu reconheço como de grande importância para Castro a união de Marcelo Menarim e Ricardo Cardoso, duas famílias tradicionais, isso é histórico. E, com todos os apoios que eles tem, da nossa deputa da Aline Sleutjes, do presidente Jair Messias Bolsonaro, do governador Ratinho Junior, eu decidi que Marcelo e Ricardo são os melhores para Castro. Com todos esses apoiadores, imagine o investimento que virá para a nossa cidade”, destacou o radialista.
Ao final da entrevista, Bira agradeceu a Deus, a sua família, os seus ouvintes, patrocinadores, à radio Antena Sul. É só gratidão. “Aqueles que ficaram felizes com a minha saída, seja ele vagabundo, bandido, maconheiro, político corrupto, que Deus dê em dobro”, finalizou.

Regis se manifesta
 Demitido na sexta-feira (16), Régis Moreno enfrentou a mesma situação que seu companheiro de rádio, Ubiratan Debetil. Disse que foi pego de surpresa com a demissão, mas nunca o pressionaram a tomar algum partido. E, justifica isso porque “sempre agi no rádio com profissionalismo e imparcialidade para comentar as notícias, especialmente as do âmbito eleitoral, até mesmo por causa da legislação eleitoral que é muito rigorosa”.
Quanto a uma possível pressão externa que possa ter influenciado em sua demissão, Regis que comandava o programa Manhã Bem Legal, nas manhãs da Antena Sul, argumentou que não pode afirmar, “mas durante a semana que antecedeu a minha saída, chegava vários rumores do meio político de que isso poderia ocorrer”.
Também com duas passagens pela Rádio Antena Sul, a primeira de 1995 a 2007 (12 ANOS), sendo dispensado no período pré-eleitoral, e a segunda de 2013 até sexta-feira (16), “acredito que meus posicionamento de não apoio ao Moacyr [prefeito Moacyr Fadel] contribuíram para a decisão.
Regis vai além e “com certeza é estranho a demissão em um período eleitoral de novo, em uma eleição disputada por Moacyr. Especialmente porque ela ocorreu após minha manifestação de apoio nas redes sociais ao Marcelo Menarim. Mas, meu posicionamento de nunca apoiar o candidato Moacyr, sempre foi de conhecimento dos diretores na ocasião do meu retorno em 2013”. Ao final da entrevista, Regis deixou claro que “nunca me manifestei na rádio sobre a minha posição, apenas em minhas redes sociais, desde o início da campanha do Marcelo”.
Procurado pela reportagem via WhatsApp, um dos diretores da Rádio Antena Sul, o radialista e vice-prefeito Alvaro Teles explicou que as demissões de Bira e Regis Moreno “foram de cunho administrativo”. Ao ser perguntado se a simpatia dos dois em relação a deputada Aline Sleutjes teria contribuído para as saídas, não houve resposta.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!